BLOG DO ELOILTON CAJUHY
Com informações da Acesb

Num dia atípico de 23 de junho Espadeiros Bonfinenses, vão se reunir para uma ação diferente. Ao invés de soltar suas tradicionais espadas, eles vão se engajar na luta para conscientizar as pessoas sobre a importância do uso de equipamentos de proteção durante a pandemia do nono coronavírus.
No item proteção os guerreiros frequentadores da tradicional Guerra de Espadas têm experiência e, em oportunidades anteriores, já desenvolveram diversas ações voltadas para conscientização do uso de EPIs aos participantes, a exemplo de distribuição de cartilhas.
Nesta terça-feira (23), a partir das 10h, a Associação Cultural dos Espadeiros Bonfinenses (ACESB) distribuirá, na área central da cidade, mais de 3 mil máscaras para a população. A ação tem como objetivo ajudar no combate ao avanço da pandemia da Covid-19 no município de Senhor do Bonfim e conscientizar a população sobre o uso de máscaras.
As máscaras foram adquiridas através de parcerias com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Esporte e Secretaria de Saúde do município e da contribuição de espadeiros e amantes da tradição.
O Presidente da Associação, Darlan Valverde ressaltou: “Estamos unindo esforços em torno de um objetivo comum para que possamos atravessar esse período de pandemia e evitar a disseminação dessa doença, além de demonstrar que a máscara não é um simples acessório e que ela deve ser usada como uma forma de salvar vidas”.
O uso de máscara tornou-se obrigatório no Estado da Bahia, bem como no Município de Senhor do Bonfim através do Decreto 98/2020 de 29 de abril de 2020.
Além desta ação, a ACESB divulgou uma Nota Pública citando o cancelamento dos festejos juninos e recomendando aos associados e grande público amante da Guerra de Espadas que evitem aglomeração, não apenas por conta da proibição legal, mas também por causa da pandemia.
View this post on InstagramA post shared by ACESB – Espadeiros (@acesb.espadeiros) on