Obra aborda estratégias para professores tornarem suas aulas mais inclusivas em qualquer disciplina.
Por Berradêro Comunicação
Escolas públicas municipais e estaduais da Bahia que desejam implementar ações de acessibilidade para uma educação mais inclusiva podem solicitar gratuitamente o livro “2 altos, a pró não ouviu! Reflexões e estratégias para aulas de teatro acessíveis”, escrito pela professora e pesquisadora surda Tica Raposo. Ao todo, são 100 exemplares que podem ser requisitados através de simples formulário online. O envio é sem custo para os colégios.
Caracterizado pela autora como um pequeno guia, o livro discorre, ao longo de suas 90 páginas, sobre o ‘Método Acessível’ para aulas de teatro, apresentando um variado conjunto de estratégias criadas pela pesquisadora durante seu mestrado no programa profissional em artes na Universidade Federal da Bahia (Profartes/UFBA).
O objetivo do livro é orientar os educadores a aplicar o método em suas aulas das mais diversas disciplinas, promovendo, assim, a inclusão de todos os alunos em espaços de educação regular, acolhendo os diversos corpos que ocupam as estruturas educacionais. O projeto foi contemplado pelo edital Retomada Teatro, da Funarte, e obteve nota máxima no Nordeste, ficando entre os oito primeiros colocados no país.
“A aplicabilidade das estratégias acessíveis se estende e ultrapassa os muros das aulas de teatro. Toda disciplina pode ser beneficiada quando pensada na perspectiva de uma aula acessível. Aprendi a ler o mundo de outro jeito e agora quero ensinar aos meus camaradas. Na educação, dividindo é que se soma”, defende Tica Raposo.
No formulário de solicitação, cada gestor deve informar os dados da escola para cadastro. O envio é por conta do projeto, sendo doado apenas um livro por unidade escolar. Haverá prioridade para as instituições que tenham Atendimento Educacional Especializado (AEE) e/ou professora de teatro, dança, música e artes visuais. Link para pedir a obra: https://forms.gle/ThDVPU4E9kUTbgYm9.
Paulo Freire como referência
Para a escrita do livro, Tica Raposo utilizou obras de autores como Paulo Freire, Vigotsky, Flávio Desgranges e Viola Spolin como suporte para ajudar na composição das abordagens apresentadas na obra. A professora quis, a partir do conteúdo estudado, aproximar a pesquisa à realidade da sala de aula em favor da prática de ensino.
“O livro “2 Altos, a pró não ouviu: reflexões e estratégias para aulas de teatro acessíveis” chega ao mundo para contribuir com ideias, provocações e reflexões políticas a favor das pessoas com deficiência, e também com a urgência de uma integração da diversidade no âmbito da educação e do teatro”, afirma a professora.
Sobre a facilitadora e autora do livro
Tica Raposo é, antes de tudo, uma artista surda. Escritora, diretora teatral, pesquisadora e também professora de teatro do ensino público, ela é mestre em Artes pelo Programa de mestrado profissional Profartes da Universidade Federal da Bahia (2023), instituição onde também se graduou em Artes Cênicas. Para Tica, viver conectada com a arte, facilitou sua comunicação com o mundo e fortaleceu seu espírito para se manter firme.
Atualmente, ela é educadora na rede municipal de ensino de Salvador. Tem experiência na área de Ensino das Artes, atuando principalmente nos seguintes temas: surdez, educação inclusiva, jogos, ensino fundamental e comunicação não verbal. Conheça mais a autora em @escutaaquioh.