Blog do Eloilton Cajuhy
Assim como os Agentes de Endemias, os Agentes Comunitários de Saúde de Senhor do Bonfim também foram representados em Brasília-DF, na mobilização nacional que garantiu a aprovação do Piso Nacional das duas categorias, na última quarta-feira (04).
Em nota divulgada nesta quinta-feira (05), a Associação Municipal dos Agentes Comunitários de Saúde de Senhor do Bonfim (AMACS-SB), destaca a luta incansável em prol da categoria, empenhando há muito tempo, com organização, dedicação e união, esforços em prol de melhorias para a classe, “que exerce suas funções com muito profissionalismo, responsabilidade, coragem, atenção, aprendizado e, acima de tudo, dedicação e amor”.
A AMACS-SB reforça que, “desde quando essa categoria foi criada, foram muitas idas e vindas a Brasília em busca de lideranças políticas para aprovação de emendas constitucionais que pudessem dar dignidade a estes guerreiros, que há muito tempo são o carro-chefe da saúde pública preventiva no Brasil”.
Na quarta-feira, após grande mobilização envolvendo todos os estados, os agentes de saúde lotaram as dependências da Câmara e do Senado acompanhando de perto a votação da PEC 09/22, que terminou com a aprovação do Piso Salarial Nacional dos ACS e de Endemias para 2 salários mínimos.
A diretoria da associação, que sempre acreditou nos seus associados, em parceria com a Rede Peba – Pernambuco/Bahia, enviou nove dos seus filiados à capital federal para acompanhar de perto a votação no Congresso Nacional.
“Nossos sinceros agradecimentos a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram conosco para essa grande conquista, principalmente aos colegas ACS Ana Maria, Erandi Soares, Elizabete, Cleonice Barbosa, Iara, José Luiz, José Orlando, Luciano Amaral e Kenia”, finaliza a nota.