Em 29 de dezembro era criado o Ministério da Agricultura

Por Wikipédia

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) faz parte do Poder Executivo do Brasil, cuja competência é formular e implementar as políticas para o desenvolvimento do agronegócio, integrando os aspectos de mercados tecnológicos, organizacionais e ambientais, para o atendimento dos consumidores do país e do exterior, promovendo segurança alimentar, geração de renda e emprego, redução das desigualdades e inclusão social.

A origem do ministério está na criação, pelo imperador Dom Pedro II, em 28 de julho de 1860, pelo Decreto nº 1.067, da “Secretaria de Estado dos Negócios da Agricultura, Comércio e Obras Públicas”.

Após a Proclamação da República, a Secretaria foi transformada em “Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas”, pela Lei nº 23 de 30 de outubro de 1891, com regulamento dado pelo Decreto nº 1.142 de 22 de novembro de 1892, ficando os assuntos de agricultura de responsabilidade da segunda seção da terceira diretoria do Ministério.

Foi somente, em 1906, pelo Decreto nº 1.606 de 29 de dezembro, recriada a pasta da agricultura, em um ministério que incorporou as atividades ligadas à indústria e ao comércio, sendo designado de “Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio”. Em 1930, nova alteração, com a criação do “Ministério da Agricultura”.

Em 1992, é novamente alterada a denominação para “Ministério da Agricultura, Abastecimento e Reforma Agrária”, e, em 1996, sofreu nova alteração para “Ministério da Agricultura e do Abastecimento”. Finalmente, em 2001, recebe a denominação atual: “Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”.

Veja também