Do sertão para o mundo! Estudantes do Piemonte Norte participam de congresso internacional no Paraguai
Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

O futuro da educação pública baiana já está acontecendo – e tem sotaque do Piemonte Norte do Itapicuru! Um grupo de nove estudantes da rede estadual está vivendo uma experiência única em Assunção, no Paraguai, durante o Congresso Internacional Latino-americano e Sul-americano de Ciências e Tecnologia, um dos maiores encontros acadêmicos da América Latina.
>> Clique aqui e seja membro do canal do BEC no WhatsApp
Acompanhados pelos professores Luana Moura, Noêmia Cruz, Diego Palmeira, Raquel Cardoso e Damon Farias, os alunos representam com orgulho o Colégio Estadual Nelson Maia (Ponto Novo) e o Colégio Estadual Professora Hilda Monteiro Menezes (Campo Formoso). Mais do que participar, eles estão mostrando ao mundo que a ciência, a inovação e a cultura do sertão têm muito a ensinar.
Entre os trabalhos apresentados estão projetos que unem saberes tradicionais, criatividade e pesquisa científica, como:
- Jogo de Dentro Jogo de Fora: Construção do Protagonismo da Juventude Negra
- História e Antropologia da Cidade das Esmeraldas
- Purificaê: Sabonete artesanal à base de Barbatimão, Copaíba e Argila da Caatinga
- Propostas Decoloniais no Ensino de Literatura na Escola
- Medicina Ancestral na Tradição Viva do Sertão da Bahia
O congresso é uma verdadeira troca de conhecimentos, reunindo estudantes e pesquisadores de diferentes países latino-americanos. Para os jovens do Piemonte Norte, é também uma oportunidade de viver novas experiências, compartilhar ideias e perceber que a educação pública pode, sim, abrir caminhos para o mundo.
Segundo o NTE 25, essa participação reforça a importância de valorizar o conhecimento científico e investir na formação integral dos estudantes. Mais do que medalhas ou certificados, o que esses alunos estão trazendo na bagagem é a certeza de que o sonho de transformar o futuro começa dentro da sala de aula.