Eclipse solar anular será visível em todo o Brasil neste sábado (14)

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Faixa de anularidade passará por estados do Norte e Nordeste. Fenômeno será parcial no restante do país.

Por Mariana Garcia, g1

FOTO DE ARQUIVO/2019: Lua passa entre o sol e a terra durante um eclipse solar anular em Abu Dhabi — Foto: REUTERS/Christopher Pike

O Brasil vai poder acompanhar neste sábado (14) o eclipse anular do Sol e nas regiões Norte e Nordeste será possível ver o eclipse completo. Esse fenômeno astronômico ocorre quando a Lua se alinha entre a Terra e o Sol, e o seu diâmetro aparente está menor do que o Sol. Como a sombra da Lua não cobre totalmente o Sol, cria-se um “anel de fogo” no céu.

Alguns estados estão na faixa de anularidade – onde o eclipse será completo. No restante do país, o fenômeno será parcial. Quem olhar para o céu verá o Sol “mordido” pela Lua.

E ATENÇÃO: Nunca olhe diretamente para o Sol. Um eclipse solar só pode ser observado com óculos específicos para a visualização do fenômeno, filtro especial ou olhando para o reflexo do Sol. Nada de usar placas de raio X, filmes fotográficos, celulares ou outros artefatos.

Na Bahia o eclipse será visto parcialmente, iniciando às 15h20 e encerrando às17h55, de acordo com as previsões.

Que horas o eclipse vai aparecer no céu?

O eclipse começará na parte da manhã e será observado primeiro na costa oeste dos Estados Unidos. O Brasil será o último país a assistir ao fenômeno astronômico, no período da tarde, que deve ter uma duração de duas horas. O ponto máximo terá cerca de cinco minutos. Na página Time and Date é possível consultar o horário na sua cidade.

Veja também

Ouvir é mais importante do que falar

Blog do Eloilton Cajuhy No vasto campo da comunicação humana, onde palavras são nossas ferramentas e pontes, existe um ditado popular que