Dona Luizinha do Bandeira: exemplo de mulher

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Por Minha Cidade – Senhor do Bonfim

Filha do casal Ana Justina Pequizeira e Emídio José dos Santos, ambos vindo do Ceará, Maria Luiza dos Santos, nasceu em 20 de outubro de 1917, no bairro do Bandeira em Senhor do Bonfim. Começou a trabalhar aos nove anos de idade para ajudar no sustento da família, depois que o pai saiu de casa. Trabalhou em uma fábrica de charutos e depois passou a ser ajudante de Dr. Antônio Gonçalves.

Aos dezessete anos conheceu o jogador, cantor e boêmio João José por quem se apaixonou. Casaram-se e tiveram doze filhos, mas apenas quatro sobreviveram: Neuza, Benedito, Maria Elena e Maria Eliane.

Depois do casamento, foi ser assistente de Dr. Walfredo Gonçalves, ajudando no parto de mais de três mil crianças, entre elas Antônio de Seu Ernesto e o pequeno Raimundo Nonato Tavares da Silva, o Bobô.

Além de ser parteira, era uma mulher de fé que rezava para enfermidades, fazia remédios caseiros e muito caridade. Amava o São João, quando fazia fogueira gigante e participava da Guerra de Espadas. Na época do Natal, organizava um presépio arquitetônico imponente, visitado por todos da cidade.

Dona Luizinha foi uma guerreira, dona de uma personalidade forte, carismática, brincalhona e cheia de cicatrizes ao longo de sua vida. Nunca abandonou a coragem, nunca fugiu da luta, uma autêntica nordestina. Com uma fé inabalável, ela potencializava tudo o que fazia.

Foto & Fonte: Família Santos

Colaboração: Antônio Augusto Santana

Veja também