Domingo de Ramos abre programação da semana santa em Senhor do Bonfim

Paróquia do Senhor do Bonfim e Paróquia São José Esposo divulgam programação

Blog do Eloilton Cajuhy

Foto: Milícia da Imaculada

A celebração do Domingo de Ramos vai abrir oficialmente a programação da semana santa para os católicos de Senhor do Bonfim. A Paróquia do Senhor do Bonfim e a Paróquia São José Esposo das Casas Populares mobilizam seus fiéis a partir deste domingo, 24.

Confira:

– Paróquia do Senhor do Bonfim:

8h: Bênção de Ramos na Praça Nova do Congresso. Logo após, procissão com destino à Igreja Catedral.

9h: Celebração Eucarística

16h: Igreja Catedral – Bênção dos Ramos e Celebração Eucarística.

19h: Igreja Catedral – Bênção dos Ramos e Celebração Eucarística.

– Paróquia São José Esposo/Casas Populares:

10h – Procissão e Missa na Matriz
19h – Procissão e Missa em Quicé

Sentido do Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos é uma celebração móvel que faz parte da liturgia e do calendário cristão, sendo diretamente relacionada com a Páscoa, a festa que relembra e comemora a ressurreição de Jesus Cristo. O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, os sete dias que antecedem a Páscoa.

A Semana Santa é marcada por uma série de ações entre os cristãos, e as primeiras são realizadas no próprio Domingo de Ramos. Essa celebração relembra a chegada de Jesus a Jerusalém, sendo recebido como um rei. A tradição fala que a população estendeu ramos de palmeiras para recebê-lo.

A recepção triunfal de Jesus chamou a atenção das autoridades romanas e das autoridades religiosas judaicas. Ambas passaram a temer que Jesus seria o líder de uma revolta popular. A própria população esperava que Jesus assumisse o papel de líder político para livrá-la do domínio romano.

Os cristãos, por sua vez, entendem que Jesus Cristo trazia outra mensagem. Ele chegou montado em um jumento, animal que simbolizava a humildade e a paz. Seu objetivo era outro: livrar a humanidade do preço dos pecados.

Os cristãos entendem que celebrar o Domingo de Ramos é reconhecer Jesus como filho de Deus, além de ser uma comprovação do comprometimento dos fiéis com a mensagem do Senhor.

Veja também

O legado do nosso sorriso

Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Que estejamos presentes em memórias alheias. Que alguém já distante lembre do nosso sorriso e