Operação Cangalha foi iniciada em todo o Nordeste, contra organizações criminosas. Mandados de busca e apreensão também são cumpridos na capital baiana
Atualizado em 15 de setembro de 2021 às 8h40
Dois homens foram presos em uma operação contra organizações criminosas que praticam extorsão mediante sequestro, na manhã desta quarta-feira (15), em Salvador. Outros três mandados de prisão, além de mandados busca e apreensão também estão sendo cumpridos.
Batizada de “Operação Cangalha”, a ação é realizada em todo o Nordeste. O número total de mandados não foi divulgado, mas eles são cumpridos nos bairros de Plataforma, São Marcos, Pernambués, Sussuarana e Cabula, além do município de Camaçari, na região metropolitana.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), as prisões têm relação com o desaparecimento do casal Rosenilda de Jesus Santos, de 44 anos, e Silvano Souza dos Santos, de 48, em Jauá, distrito de Camaçari.
O crime aconteceu em agosto deste ano. Na época, testemunhas contaram que um grupo armado invadiu a residência do casal, atirou neles e fugiu levando as vítimas. Ainda não há detalhes sobre o que motivou o crime, além da extorsão.
Na Bahia, a Cangalha é comandada pela Coordenação de Repressão a Extorsão Mediante Sequestro do Departamento de Repressão e Combate a Crime Organizado (Draco), com apoio da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça (SEOP/MJ) e a Coordenação de Operações Especiais (COE).