Diferenças Iguais & O Festim Poético: A voz da maravilha e um grito de contestação

*Por Edvan Cajuhy

Diferenças Iguais & Festim Poético é a obra do escritor e poeta soteropolitano, Hamilton Lima. Vindo do bairro do Calabar, instalou-se no Bairro do Alto da Maravilha em Senhor do Bonfim, cidade que adotou como sua. É membro da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB.

Esse é o primeiro livro publicado de Hamilton Lima com o apoio da ACLASB, do escritor Tiago Silva e amigos. Essa obra tem como prefaciador Jackson Roberto Santana, professor, colunista, membro e segundo secretário da ACLASB, texto de capa com José Gonçalves – poeta e cordelista, texto de orelha de Edvan Cajuhy e fotografia de orelha Mauro Coelho.

Os poemas de Hamilton Lima nos toca pelos seus temas diversos e reflexivos sobre a sociedade, a vida, os valores humanos, a espiritualidade, Deus e o homem. Assim sendo, Hamilton Lima é um poeta que fala de diversos temas com a sensibilidade de um artista que se deixa tocar pelos problemas humano.

Hamilton Lima, ao mesmo tempo em que questiona certas posturas da pobreza humana, tais como: o preconceito, o racismo, a discriminação, a inveja, a mesquinhez, ele busca na sua poética ressaltar o que o ser humano tem de bom enquanto imagem e semelhança do Criador.

A sua poética também apresenta um grito de indignação e contestação às praticas acima citadas, bem como, o descaso e a falta de posturas dos personagens públicos que administram os bens públicos. O eu poético desse artista ecoa aos quatro cantos da cidade ou do Brasil, ou ainda grita sussurrando aos ouvidos dos leitores de seu livro a indignação diante das mazelas sociais, a necessidade de cuidar da natureza, a necessidade do respeito entre os homens, da tolerância à diversidade.

Enfim, Diferenças Iguais & Festim Poético nos apresenta poemas em que na sua maioria evidencia rimas e cadência rítmica, ora com estrofes e números de versos pré-estabelecidos, ora com números de estrofes e versos aleatórios. Poder-se-ia dizer que é uma poética de poemas livres esteticamente.

Essa é apenas uma obra de muitas outras da vasta produção desse artista, que teve como oportunidade de publicar por enquanto somente essa que agora lhes apresento. Para tanto, caros bonfinenses, amigos e leitores em geral, façam o esforço para adquiri-la, leia-a e passeie pelas poesias desse artista, conhecendo-as, espalhando-as pelo mundo e fazendo-as conhecida por um número maior de pessoas, porque o artista somente deseja mostrar o seu fazer, sua arte. Boa Leitura! Buena Lectura!

*Edvan Cajuhy – Professor, escritor, poeta, cronista, contista artista plástico e Presidente da Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB

Veja também

Confiar mesmo sem entender

Quando a visão é limitada, a fé nos lembra que Deus vê o todo Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC >>