Data reforça a importância da doação regular para o tratamento de crianças e adolescentes com câncer
Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

Dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, e o Hospital do GRAACC, em São Paulo, referência no tratamento de casos de alta complexidade de câncer infantojuvenil, reforça a importância desse gesto solidário que salva vidas.
“Este suporte hematológico é de fundamental importância para pacientes com câncer. A medula óssea, que é onde são produzidas as células sanguíneas, é extremamente comprometida pelo tratamento ao qual são submetidos, o que leva à anemia, risco de sangramento e risco infeccioso aumentado durante este período”, explica a Drª Edna Harumi Goto, médica responsável pelo Serviço de Hemoterapia do GRAACC.
Quem pode doar:
Todas as pessoas saudáveis que atendam aos requisitos abaixo:
- Ter entre 16 e 69 anos de idade*, sendo que a primeira doação deve ter sido feita até 60 anos incompletos;
- Pesar acima de 50 quilos;
- Estar em boas condições de saúde;
- Estar alimentado, porém tendo evitado refeições pesadas (gordurosas) nas 3 horas que antecedem a doação.
- Portar documento oficial com foto e original de identidade com foto que contenha CPF e esteja dentro do prazo de validade (RG, Carteira Profissional, Carteira de Habilitação).
*Doadores menores de 18 anos devem estar acompanhados por um adulto, maior de 21 anos, com o Termo de Autorização de doação de menor de idade preenchido, com firma reconhecida em cartório, documento de identidade original com foto do menor e do responsável legal e cópias simples do documento de identidade de ambos que ficarão arquivadas na instituição.
Em Senhor do Bonfim, qualquer pessoa que atenda aos requisitos pode doar sangue na Hemoba, na Praça Duque de Caxias, ao lado do Hospital Dom Antonio Monteiro (HDAM).













