Dezembro Laranja: Sismusb reforça os cuidados para prevenção contra o câncer de pele

Ascom Sismusb

Conforme vai chegando a época mais quente do ano, é natural que aumente a preocupação das pessoas em relação à exposição solar e os cuidados relacionados à pele. Pesquisas apontam que os profissionais que desempenham suas atividades ao ar livre têm até três vezes mais chances de desenvolver câncer de pele, além de estarem sujeitos a queimaduras, insolação e desidratação — o que torna o uso de protetor solar ainda mais essencial durante o verão.

Para os indivíduos que laboram a céu aberto, de maneira habitual e permanente, sob exposição ao calor decorrente de carga solar e como complemento ao uso de chapéus e roupas adequadas, os protetores solares são indispensáveis. “Equipamentos de proteção individual” devem ser fornecidos em quantidade suficiente e gratuitamente aos trabalhadores.

Embora o protetor solar não conste na NR 6 da Portaria n° 3214/78 que trata dos equipamentos de proteção individual (EPIs), a redução dos riscos inerentes ao trabalho, por meio de normas de saúde, higiene e segurança é um direito constitucionalmente assegurado e a jurisprudência tem entendido que o protetor solar pode ser considerado um EPI, inclusive havendo esse reconhecimento em dezenas de acordos coletivos, a exemplo da empresa de correios e telégrafos.

Veja também