Deputado propõe proibição de taxa de religação da Embasa na Bahia

O parlamentar destacou que a medida é um avanço na proteção dos direitos do consumidor

Por Luana Neiva/Bahia.ba

Foto: Reprodução

O deputado Luciano Araújo (SD) apresentou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei que visa proibir a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A. (Embasa) de cobrar taxa de religação do fornecimento de água aos consumidores. Pela proposta, a empresa estaria obrigada a restabelecer o serviço em até 48 horas, mediante comprovação de quitação da conta.

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

“A cobrança de uma taxa de religação representa, na prática, uma penalidade duplamente onerosa ao consumidor. Isso porque o cidadão já é penalizado pela suspensão do serviço em virtude do atraso no pagamento da fatura, e a imposição de nova cobrança para restabelecimento do fornecimento torna mais grave sua situação financeira. Tal prática, portanto, fere os princípios da razoabilidade, da dignidade da pessoa e da função social dos serviços públicos”, justificou o político.

O parlamentar destacou que a medida é um avanço na proteção dos direitos do consumidor, na promoção da justiça social e na defesa do interesse público. Ele lembrou que, desde 2010, o acesso à água é reconhecido pela ONU como direito humano essencial e que o abastecimento é um serviço público essencial, conforme previsto na legislação federal.

“A operação de religação faz parte do ciclo normal do serviço público de abastecimento de água e não deve gerar cobrança adicional. Os custos administrativos e operacionais já estão incluídos na tarifa básica”, afirmou Araújo.

Veja também

Congresso legalizou roubar voto de pobre

Legislativo traiu os trabalhadores que, para votar, tiveram que driblar bloqueios de estrada ordenados por Bolsonaro *Por Celso Rocha de Barros/Folha de

Quando a dor não vem para te destruir

Há feridas que encerram ciclos, mas também há dores que te ensinam a renascer mais forte Blog do Eloilton Cajuhy – BEC