Deputado do União Brasil fala durante sessão que Lira traiu Elmar Nascimento

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Líder do partido era o favorito para receber o apoio do presidente da Câmara na corrida à sua sucessão, mas deve ser preterido por Hugo Motta (Republicanos)

Por Folha de S.Paulo

O deputado federal Alexandre Leite (União-SP), em foto de 2022 – Divulgação / Câmara

O deputado federal Alexandre Leite (União Brasil-SP) manifestou publicamente nesta quarta-feira (11) insatisfação do seu partido com Arthur Lira (PP-AL), afirmando que o presidente da Câmara traiu o líder da bancada, Elmar Nascimento (BA).

Elmar era o nome favorito de Lira para sucedê-lo no cargo, a partir de fevereiro, mas o presidente da Câmara afirmou a líderes partidários em reunião na madrugada desta terça-feira (10) que pretende anunciar apoio a Hugo Motta (Republicanos-RJ).

“Não tem ninguém que esteja mais descontente com o presidente Arthur Lira do que eu e o Leur [Lomanto Júnior, deputado do União Brasil da Bahia]. O presidente Arthur Lira traiu o deputado Elmar. Ele traiu o deputado, nosso líder Elmar, não tem ninguém mais descontente com Arthur Lira do que nós”, afirmou Alexandre Leite durante sessão do Conselho de Ética da Câmara.

Foto: Agência Câmara

Leite é filho do vereador paulistano Milton Leite (União), presidente da Câmara Municipal de São Paulo.

O deputado fez a declaração no contexto de tentar afastar a suspeita de que o Conselho de Ética estaria agindo a mando de Lira no processo que pode resultar na cassação do mandato de Glauber Braga (PSOL-RJ).

Elmar deve acabar preterido por Motta na tentativa de Lira de unir um candidato com apoio tanto de bolsonaristas como do Palácio do Planalto.

O líder da bancada do União Brasil, porém, tenta se manter na disputa mesmo sem o apoio de Lira.

Procurada, a Presidência da Câmara não se manifestou.

Veja também