Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

O deputado estadual Bobô participou nesta segunda-feira (08), de uma audiência no gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça da Bahia para tratar da ameaça de fechamento da Clínica de Nefrologia de Senhor do Bonfim (Clinefro), responsável pelo atendimento de cerca de 210 pacientes por dia através do Sistema Único de Saúde (SUS).
A unidade enfrenta o risco de encerrar suas atividades devido a um processo que cobra R$ 2,4 milhões. Caso isso se concretize, os pacientes renais crônicos da região seriam obrigados a buscar tratamento em Juazeiro, trazendo grandes prejuízos para toda a região.
>> Clique aqui e seja membro do canal do BEC no WhatsApp
A audiência foi conduzida pelo Procurador-Geral de Justiça, Pedro Maia Souza Marques, e contou ainda com a participação dos promotores e promotoras Dra. Rocío Matos (Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde), Dra. Patrícia Kathy (Coordenadora de Gestão Estratégica), Dr. Rogério Queiroz (Coordenador do Centro de Apoio Operacional de Direitos Humanos), Dra. Rita Tourinho (Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público), além de Dr. Rui Sanches e Dra. Heline Esteves, que atuam em Senhor do Bonfim.
De acordo com o deputado Bobô, a expectativa é que a situação seja resolvida com a intervenção do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos – Compor, unidade do Ministério Público especializada em soluções por meio do diálogo e da cooperação.
“Hoje demos um passo importante na busca por uma solução para esse impasse que pode mexer com a vida de muitas pessoas. O serviço prestado pela Clinefro é de vital importância e não pode sofrer nenhuma interrupção. Nosso mandato reafirma total disponibilidade para garantir a manutenção desses serviços que são fundamentais para a saúde e a qualidade de vida da população de Senhor do Bonfim e de toda a região”, destacou o parlamentar.