Datafolha: maioria dos brasileiros diz não saber ou não lembrar o nome de nenhum parlamentar

FONTE: Folha de S.Paulo

No total, 75% afirmam não saber citar um senador, e 68%, um deputado federal

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

>> Siga o canal do BEC no WhatsApp

Fachada do Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, sede da Câmara dos Deputados e do Senado Federal – 📷 Carlos Moura/Agência Senado

A maioria dos brasileiros diz não lembrar ou não saber citar o nome de um deputado federal ou senador em exercício. Perguntas inéditas feitas pelo Datafolha mostram que 68% não mencionam um integrante da Câmara dos Deputados, e 75%, nenhum do Senado.

A maior parte também diz não lembrar também em quem votou há quatro anos —67% no caso de deputado federal e 66% no das escolhas de senador e deputado estadual.

A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O Datafolha ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 139 cidades nos dias 17 e 18 de junho. A pesquisa está registrada no TSE (Superior Tribunal Eleitoral) com o número BR-09956/2026.

Para as perguntas específicas sobre os votos em 2022, foram ouvidos 1.898 eleitores com 20 anos ou mais, ou seja, aqueles que já tinham idade mínima para votar nas eleições passadas.

O instituto questionou os entrevistados se eles se lembravam do nome de algum parlamentar que faça parte do Congresso atualmente. Caso a resposta fosse sim, eles deveriam responder quem e se citariam mais alguém.

Ao todo, 36% disseram não se lembrar de nenhum nome de deputado federal, e outros 32% afirmaram não saber.

Apenas 6 dos 513 deputados federais foram citados. O mais lembrado foi Nikolas Ferreira (PL-MG), com 6% das respostas, seguido de Érika Hilton (PSOL-SP), com 4%. Os demais ficaram com 1%: Gustavo Gayer (PL-GO), Kim Kataguiri (Missão-SP), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Sâmia Bomfim (PSOL-SP).

Cleitinho (Republicanos-MG) também foi mencionado, embora seja senador. Eduardo Bolsonaro (PL-SP) também, mas seu mandato de deputado federal foi cassado em dezembro passado, após se mudar para os Estados Unidos e ser acusado de coação a autoridades brasileiras.

A mesma pergunta sobre a lembrança de algum nome foi feita sobre os senadores: 40% responderam que não se recordavam de nenhum, e 35% disseram não saber.

Dos 81 senadores, 15 foram lembrados. Em primeiro lugar, com 3%, aparece Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que está em plena pré-campanha para a Presidência. Com 2%, empatam o ex-jogador Romário (PL-RJ), que comenta atualmente a Copa, Cleitinho e Sergio Moro (PL-PR).

No pelotão de 1%, estão Damares Alves (Republicanos-DF), Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), Eduardo Braga (MDB-AM), Eduardo Girão (Novo-CE), Esperidião Amin (PP-SC), Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Jader Barbalho (MDB-PA), Marcos Pontes (PL-SP), Otto Alencar (PSD-BA), Renan Calheiros (MDB-AL) e Rogério Marinho (PL-RN). Como Cleitinho, Nikolas foi citado erroneamente, como se fosse senador.

Para Beatriz Rey, cientista política e pesquisadora na Universidade de Lisboa, não há um trabalho de conscientização no Brasil sobre o papel do Legislativo, o que colabora para que os eleitores foquem mais os candidatos ao Executivo — o Datafolha mostra que a maioria lembra em quem votou para governador e presidente.

Veja também