Daniela Mercury soube da retirada do próprio nome de espaço de eventos em Salvador através da imprensa, diz assessoria

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Artista nega ter sido procurada pela Prefeitura de Salvador para falar sobre o possível cancelamento do projeto Pôr do Som, show realizado tradicionalmente em 1° de janeiro, há 25 anos

Por g1 BA

Daniela Mercury no Festival da Virada Salvador — Foto: Joilson César/ Ag. Picnews

A cantora Daniela Mercury soube através da imprensa sobre a retirada do nome dela das peças publicitárias de divulgação do espaço onde é realizado o Festival Virada Salvador, que até ano passado era chamado de “Arena Daniela Mercury”. A informação é da assessoria da artista.

A assessoria informou ainda que a gestão municipal não entrou em contato anteriormente com Daniela Mercury para falar sobre o possível cancelamento do projeto Pôr do Som, show realizado tradicionalmente em 1° de janeiro, há 25 anos, para celebrar a chegada do novo ano.

“O Pôr do Som é um projeto criado por Daniela Mercury há 25 anos, em uma data fixa, que é o 1° de janeiro, o dia mundial da paz. O Pôr do Som nunca foi realizado em outra data. Esse show de Daniela dia 1° é um patrimônio cultural da cidade de Salvador, faz parte da história da Bahia e, consequentemente, do Brasil! É o axé, a benção a essa/dessa terra para começar o ano, é uma celebração do novo, uma renovação! É a abertura de portas, uma limpeza. Muita gente não faz nada na noite de réveillon, mas diz que começa o ano no Pôr do Som, porque isso traz sorte e energia boa”, disse o comunicado emitido ao g1.

Siga nosso canal no WhatsApp e veja mais notícias

O prefeito Bruno Reis disse, na sexta-feira, que o Festival Virada Salvador é limitado a 5 dias de festa. Como o dia 1º caiu numa quarta-feira em 2025, para manter o projeto do dia 1º, a programação precisaria começar no sábado, o que, na visão dele, pode ocasionar na perda de turistas.

Contudo, em 2020, por exemplo, o dia 1° de janeiro também caiu em uma quarta-feira e o evento ocorreu normalmente.

O Pôr do Som ainda não está confirmado na programação de festas de verão de Salvador da próxima temporada. Em 25 anos de existência, o projeto não foi realizado somente entre 2021 e 2022, por causa das limitações impostas pela pandemia de Covid-19.

Em conversa com a imprensa, na sexta-feira (25), o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil), disse que o Pôr do Som pode mudar de data e lugar, podendo acontecer entre os dias 27 a 31 de dezembro, dentro da programação do Festival Virada Salvador, ou ocorrer no dia 1º, mas de volta à Barra.

“Foi uma demanda do trade turístico. Todos os Reveillon’s no Brasil vão começar já na sexta-feira, 26 de dezembro. Foi corrente que era sexta-feira a melhor data para ser feita. Convidamos Daniela [Mercury] para fazer o Pôr do Som qualquer dia que ela quisesse, 27, 28, 29, 30, e ela está estudando a possibilidade da prefeitura contratando, ao invés de ela se apresentar na Arena, se apresentar lá no Farol da Barra”, contou.

A assessoria de Daniela Mercury informou que ela pode realizar um show na “Orla Boca do Rio”, como passou a ser chamado o espaço pela gestão municipal, mas “não será o Pôr do Som”. Além disso, a equipe dela tenta viabilizar a realização do show por outros meios, mesmo sem o apoio da prefeitura.

Em documentos os quais o g1 teve acesso, há a informação de que a mudança do nome da Arena Daniela Mercury foi proposta pelo Ministério Público do Estado (MP-BA), no dia 28 de dezembro de 2023, após uma denúncia anônima.

A orientação do órgão aconteceu devido à veiculação no nome Arena Daniela Mercury em peças publicitárias, o que, para o MP, fere a Lei Federal nº 6.454/1977, que proíbe a atribuição de nome de pessoa viva para a denominação de logradouros, obras, serviços e monumentos públicos.

O MP-BA, então, pediu que o município retificasse o nome da arena em 24 horas. No entanto, a recomendação não foi atendida sob a alegação de não ter recebido o documento em tempo hábil.

Na ocasião, a Secretaria de Cultura de Salvador (Secult-BA) solicitou que o processo fosse tratado fora do período festivo, pois não haveria tempo hábil para a confecção e distribuição de novos materiais gráficos.

Além disso, a pasta alegou que a Arena Daniela Mercury não se trata de uma construção civil e seria apenas uma denominação fantasia para uma festa que acontece anualmente. Disse ainda que não há um local fixo para o espaço, já que a festa também aconteceu no réveillon de 2016/2017.

O órgão instaurou um inquérito civil para apurar o caso e, após tratativas com órgãos municipais, a Empresa Salvador Turismo (Saltur) se comprometeu, em julho deste ano, a atender a recomendação do MP e realizar as devidas correções.

Em uma audiência realizada no mês de agosto, o MP-BA determinou a mudança no nome da Arena. Porém, segundo a assessoria de Daniela, ela não foi avisada do ocorrido e só soube pela imprensa, na última semana, dois meses após a determinação do órgão estadual.

Veja também

A vida ensina

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Na vida, aprendemos que para tudo temos um tempo. Que o importante não e o que