Contas a pagar? Fique de olho nos horários dos bancos neste fim de ano

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou como as instituições financeiras funcionarão nos últimos dias de 2025

Por Carlos Estênio Brasilino/Metrópoles

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

Foto: Gabrielle Chagas/g1

Você tem boletos que vencem nesta semana? Contas a pagar? Então é bom se ligar nos horários de funcionamento dos bancos, mais restritos nesta semana devido ao Natal – e na próxima, por conta do Ano-Novo. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou como as instituições financeiras funcionarão nos últimos dias de 2025.

  • Não haverá expediente bancário nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro (feriado da Fraternidade Universal). Nessas datas, as instituições financeiras não abrirão para atendimento presencial ao público.
  • De acordo com a Febraban, as compensações bancárias não poderão ser efetivadas nesses dois dias, incluindo as Transferências Eletrônicas Disponíveis (TEDs).
  • Apenas o Pix, sistema de transferências e pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC), que funciona 24 horas todos os dias, poderá ser feito normalmente.
  • No dia 24 dezembro (véspera de Natal), os bancos terão horário reduzido de atendimento, das 9h às 11h.
  • Nos dias 26 de dezembro e 2 de janeiro o funcionamento dos bancos será normal para atendimento presencial ao público nas localidades nas quais não há feriado municipal.
  • O último dia do ano para atendimento presencial ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será 30 de dezembro.
  • No dia 31 (Réveillon), não haverá expediente bancário e as compensações bancárias não serão efetivadas.

Segundo a Febraban, as chamadas “contas de consumo” (como água, energia e telefone) com vencimento nos dias em que não há compensação bancária – 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro – poderão ser pagas, sem acréscimo, no dia útil seguinte.

No caso dos tributos e impostos, se as contas vencerem no feriado ou nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

“Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais. Caso não ocorra, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Faria.

A federação bancária destaca que os meios eletrônicos são uma “alternativa prática e extremamente segura” aos clientes, que podem usar as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis, além dos canais digitais dos bancos, para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

Os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos, por sua vez, podem ser pagos via Débito Direto Autorizado (DDA).

Sacado eletrônico é a pessoa física ou jurídica que adere ao sistema de DDA em seu banco para visualizar e pagar boletos de cobrança de forma 100% digital, sem o uso de papel. A modalidade permite centralizar todas as cobranças emitidas contra o CPF/CNPJ no internet banking, oferecendo mais segurança contra fraudes.

Veja também