Conheça as músicas mais tocadas nos shows no Brasil em 2023

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Sucesso!

Foto: Divulgação

Em 1975, o International Music Council, organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO, estipulou que todo dia 1º de outubro seria festejado o Dia Internacional da Música. Uma maneira de lembrar e festejar a força da música como símbolo de propagação de paz, amizade e cultura.

Aproveitando a data, comemorada no último domingo, o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) elaborou um levantamento das faixas que mais tocaram no Brasil no segmento de Shows no primeiro semestre deste ano. Detalhe: aqui estão considerados shows em diferentes formatos e eventos, por artistas consagrados e outros menos conhecidos.

Uma das curiosidades ficou por conta do top 20 formado totalmente por canções nacionais. Outro destaque foi a liderança desse ranking, que ficou com “Eva”, de Marcos Ficarelli, Giancarlo Bigazzi (Cartavetrata) e Umberto Tozzi (Umto). A música é uma versão de uma canção italiana gravada originalmente pela banda pop Rádio Táxi nos anos 1980, que ganhou diferentes versões em anos seguintes nas vozes de nomes como Ivete Sangalo, Durval Lelys, Luiz Caldas, Solange Almeida, Saulo Fernandes e outros.

“Zona de Perigo” (lançada neste ano por Léo Santana) e “Baby me Atende” (gravada em 2021 por Matheus Fernandes e Dilsinho) ficaram na segunda e terceira posições dessa lista, respectivamente.

O ranking do segmento de Shows produzido pelo Ecad contou com as músicas mais tocadas no Brasil nos 31 mil shows e eventos licenciados no primeiro semestre de 2023.

Fazem parte da lista os eventos em que os organizadores e promotores entraram em contato com a instituição para realizar o cadastro e efetuar o pagamento dos direitos autorais, o que é imprescindível para que os compositores e demais artistas recebem seus rendimentos.

Além disso, cabe aos organizadores e promotores o envio do roteiro musical para a identificação das músicas e o posterior repasse dos valores arrecadados aos compositores.

A retomada de shows, eventos e festivais neste primeiro semestre foi um dos fatores de destaque dos resultados alcançados pelo Ecad de janeiro a junho deste ano. Esse segmento apresentou um aumento de 368,6% na distribuição de direitos autorais este ano em comparação ao mesmo período de 2022.

Diante do “boom” de shows, o Ecad traçou um planejamento este ano para intensificar a sua campanha de conscientização sobre o pagamento de direitos autorais, convidando marcas patrocinadoras para participarem desse movimento no Brasil. Isso porque empresas que patrocinam festivais de música e investem em ativação de marca nem sempre estão cientes de que organizadores de eventos musicais e festivais precisam estar adimplentes com o pagamento dos direitos autorais.

Neste primeiro semestre, considerando todos os segmentos de execução pública, o Ecad distribuiu um total de R$ 624 milhões em direitos autorais a 231 mil compositores, intérpretes, músicos, editores e produtores fonográficos, o que indicou um crescimento de 22,5% na distribuição total em comparação com o mesmo período do ano passado.

Ranking das músicas mais tocadas no Brasil no primeiro semestre de 2023 no segmento de Shows

PosiçãoMúsicaAutores
1EvaGiancarlo Bigazzi (Cartavetrata) / Umberto Tozzi (Umto) / Marcos Ficarelli
2Zona de perigoAdriel Max / Yves / Pierrot Junior / Lukinhas / Fellla Fellings / Rafa Chagas
3Baby me atendeIgor Costa / Junior Angelim / Matheus Fernandes / Rodrigo Reys
4Tem cabaré essa noiteFlavinho do Kadet / Geoffrey R Rojas / Yonathan Then / D Lesly D Lora
5Não quero dinheiroTim Maia
6País tropicalJorge Ben Jor
7Tu tava na revoadaMc Taliban / Mc Danny
8Cheia de maniasLuiz Carlos
9AmeaçaGuilherme Ferraz / Ray Antônio / Diego Ferrari / Leo Sagga / Paulo Pires / Everton Matos
10Baianidade nagôEvandro Rodrigues
11PraieiroManno Goes
11Deixa eu botar meu bonecoO Polêmico
12ArerêGilson Babilônia / Alaim Tavares
12ArranhãoFlavinho Do Kadet / Felipe Kef / Felipe Marins / Nudoze / Kaique Kef / Edson Garcia
13AnunciaçãoAlceu Valenca
14Ai pretoMichael Cewan / L7nnon / Biel Do Furduncinho
15EvidênciasJosé Augusto / Paulo Sergio Valle
RolêTarcisio do Acordeon / Dj Ivis
16Prefixo de verãoBeto Silva
17Melhor eu irThiaguinho / Mr Dan
PipocoChris No Beat / Leo Souzza / Rodolfo Alessi / Ana Castela / Mateus Felix / Gui Dias
18Faraó divindade do EgitoLuciano Gomes
Toma toma vapo vapoVinicius O Poeta / Lucas Medeiros / Shylton / Mc Danny
19Anna JuliaMarcelo Camelo
20No ouvidinhoPv Compositor / Felipe Amorim / Kaleb Junior / Pedro Padilha / Caio Sanfoneiro / Kadu Martins
Ecad

Veja também

Copa Ciganão volta em alto estilo

Três jogos fizeram a alegria do torcedor neste domingo (25) no Alto do Cigano. Blog do Eloilton Cajuhy Após o recesso do