Com participação de 50 mil profissionais, Jornada Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado começa nesta quinta, 1° de fevereiro

Evento vai preparar a rede estadual de ensino para o ano letivo de 2024.

Ascom/SEC

Imagem ilustrativa – Reprodução / Internet

Com o tema Aprendizagem para Cidadania, Liberdade e Democracia, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) realiza, de 1° a 7 de fevereiro, a Jornada Pedagógica 2024 da rede estadual de ensino. A abertura oficial começa às 8h, desta quinta-feira (dia 1º), no Colégio Estadual Thales de Azevedo, localizado no bairro do Costa Azul, em Salvador, com transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube da SEC (https://www.youtube.com/educacaobahia1), para professores, coordenadores pedagógicos, gestores e trabalhadores reunidos nas unidades escolares localizadas nos 27 Núcleos Territoriais de Educação da Bahia (NTEs). No dia 5 de fevereiro, às 8h, será formada a mesa institucional dedicada à temática da jornada, também com transmissão ao vivo.

A estimativa é que cerca de 50 mil profissionais participem das atividades, que acontecerão, simultaneamente, em diferentes pontos do Estado. A proposta da Jornada Pedagógica 2024 é consolidar o planejamento das ações iniciadas em dezembro de 2023, quando foi realizada a pré-jornada. Naquele período, os coordenadores pedagógicos receberam dados indicativos e diagnósticos de suas escolas para a realização de suas avaliações, a partir das diretrizes propostas pela SEC para embasar o planejamento das atividades do ano letivo de 2024. A atividade foi uma forma de fortalecer o vínculo com a comunidade escolar para os desafios do novo ano letivo e traçar um plano de ação em uma linha pedagógica que atenda as demandas dos estudantes. Afinal, a escola é lugar de aprendizagem, proteção e cuidado.

Formação – A primeira etapa da jornada acontece de 1° a 7 de fevereiro, sendo que nos dois primeiros dias as atividades pedagógicas serão realizadas com o viés administrativo. Na sequência, ocorrerão, momentos formativos para professores e profissionais de apoio, na modalidade digital. A ideia é proporcionar unidade de alinhamento para todas as escolas e, ao mesmo tempo, respeitar as diversidades, os arranjos produtivos e o território onde cada uma está localizada.

Nos dias 5, 6 e 7, as unidades escolares irão tratar dos temas estratégicos para o ano letivo de 2024. Professores e coordenadores pedagógicos poderão acessar os materiais de apoio no site da Jornada Pedagógica (http://jornadapedagogica.educacao.ba.gov.br/), incluindo os vídeos disponíveis, visando contribuir com os diálogos e reflexões a partir de cada contexto.

Entre os dias 20 e 23 de fevereiro será realizado o diagnóstico inicial e nos dias 7 e 8 de março acontece a segunda etapa, quando os professores vão poder realizar os ajustes no planejamento pedagógico e finalizar com detalhes seus planos de aulas voltados diretamente às demandas em suas respectivas unidades de ensino.

A Secretaria da Educação do Estado divulga o Calendário Escolar 2024 da rede estadual, que contará com 200 dias letivos. As aulas começam no dia 19 de fevereiro e se encerram em 20 de dezembro, considerando esta data a entrega dos resultados finais para os estudantes que forem fazer recuperação (16 a 18/12).

A primeira unidade prossegue até 17 de maio, correspondendo a 63 dias letivos. A segunda unidade vai de 20 de maio a 6 de setembro, totalizando 70 dias letivos. E a terceira unidade compreende o período de 9 de setembro a 13 de dezembro, o que contabiliza 67 dias letivos. Já os recessos seguirão as seguintes datas: o de Carnaval, de 8 a 14 de fevereiro; o da Semana Santa, entre 29 a 31 de março; e o junino, de 24 a 28 de junho.

Baixe o Calendário Escolar 2024 aqui
http://escolas.educacao.ba.gov.br/calendarioescolar

Veja também