Andorinha completou 33 anos de emancipação política na última segunda-feira (13), com as comemorações antecipadas para o último domingo (12), com grande evento. A prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo, proporcionou um domingo de muita festividade e diversão para os andorinhenses e visitantes.
As comemorações iniciaram bem cedo, às 06h, com muito esporte. Atletas e amadores participaram da Corrida Rústica, que trouxe gente de diversas partes da Bahia. Às 07h foi dada a largada para o 1º Encontro de Ciclistas de Andorinha, continuamos a manhã de celebração do aniversário da cidade com o momento religioso, quando foi celebrada missa solene na Igreja Matriz e depois momento cívico e desfile da Fanfarra do Colégio Estadual de Andorinha, com hasteamento das bandeiras.
A tarde de domingo também foi bem movimentada. No Povoado de Caldeirão da Vaca houve a disputa final da Copa Rural Andorinhense 2022 e desfile para escolha da Musa da competição, atraindo muitos torcedores para prestigiar o jogo e grande plateia para o desfile.
A Copa Rural teve como time campeão o Sítio do Açude e vice a equipe de Coxo. Caldeirão da Vaca ficou com terceiro lugar. Logo após os jogos, Lilian Maria dos Santos, representante da equipe de Izaura foi eleita Musa da Copa Rural 2022.
A noite foi de muita festa dançante na Praça Pública, passando pelo palco de eventos grandes atrações. Dom Avelar iniciou a noite com as serestas mais conhecidas pelo público, seguido pela apresentação de forró de Drikka Martins. Logo depois, banda Destak Samba, Paulo Henrique que apaixonou e encantou o público, e, fechando a noite, Mirella e Lenno fizeram um show para Andorinha jamais esquecer.
Estiveram presentes para prestigiar o aniversário de Andorinha, o deputado estadual Euclides Fernandes; o ex-prefeito de Senhor do Bonfim e ex-deputado estadual, Miguel Abraão; ex-prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira; prefeito João Fernando Alves de Jiquiriçá, autoridades do município e povo em geral.