Católicos de Quicé vão celebrar a Exaltação da Santa Cruz em local histórico

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Blog do Eloilton Cajuhy

Foto: Reprodução

A Comunidade Católica de Quicé vai celebrar o Dia da Exaltação da Santa Cruz, no próximo sábado (16), às 15h30 com missa solene na Capela da Cruz do Deserto, um local de peregrinação e fé.

A fé católica tem a Cruz como símbolo de vida. A celebração tem a intenção de relembrar a crucificação de Jesus Cristo, evento central da fé. Enquanto a Sexta-Feira Santa é dedicada à paixão e Crucificação, a Festa da Exaltação da Santa Cruz, em 14 de Setembro, celebra a cruz como instrumento de salvação, fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio.

O local escolhido pelos católicos de Quicé traz uma história de fé e crença. Durante a seca de 1932, um retirante apareceu pedindo esmolas na estação do povoado de Tiririca, atual distrito de Quicé. Após pernoitar no lugarejo, o andarilho seguiu viagem pela linha férrea, no sentido à cidade de Itiúba. Dias depois, a cerca de sete quilômetros da vila, garimpeiros e trabalhadores da ferrovia encontraram o esmoler morto, sentado em uma pedra, debaixo de um pé de incó.

O homem foi enterrado naquele local, onde colocaram uma cruz de ferro para sinalizar a cova. Com o passar do tempo, foram surgindo rumores de graças alcançadas aos pedidos feitos ali, na então chamada Cruz do Velho. Tempos depois, foi erguido um cruzeiro e construída uma pequena capela, que passou a ser um recanto de fé e orações, atraindo centenas de romeiros que acreditam nos milagres da Santa Cruz do Deserto.

Os organizadores informam que um ônibus sairá da frente da Igreja Católica de Quicé às 14h.

Veja também