Carnaval de Salvador: novos hits do axé dominam a folia, aponta levantamento do Ecad

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

>> Siga o canal do BEC no WhatsApp

Foto: Alfredo Filho/Secom

O Carnaval de Salvador é sinônimo de trio elétrico, multidões nas ruas e uma trilha sonora que dita tendências para todo o país. A força da música baiana esteve novamente em evidência no levantamento produzido pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) sobre as músicas mais tocadas durante o Carnaval de 2025 na capital baiana.

O destaque ficou para “O verão bateu em minha porta” (Gigi Cerqueira / Radames Venancio / Ivete Sangalo / Samir Trindade), que liderou o ranking das mais tocadas. Na sequência aparecem “Faraó divindade do Egito”, de Luciano Gomes, e o clássico “Eva”, de Cartavetrata, Umto e Ficarelli.

Segundo dados do Ecad, a Bahia foi o segundo estado do Brasil com maior arrecadação no Carnaval de 2025, respondendo por 17% de todo o valor arrecadado no segmento. O resultado reforça a importância do licenciamento musical para valorizar os compositores que fazem parte da história do Carnaval baiano.

Apesar do aumento em relação ao último ano, compositores e artistas ainda contam com o trabalho do Ecad em todo o país para diminuir o índice de inadimplência e ampliar a conscientização sobre o pagamento dos direitos autorais.

“A música é o coração do Carnaval de Salvador. O levantamento mostra que compositores e artistas seguem embalando milhões de foliões, e o respeito ao direito autoral é fundamental para garantir que esses criadores sejam devidamente remunerados”, destaca Fabio Cunha, gerente regional do Ecad responsável pela Bahia.

Para reforçar a importância do respeito aos direitos autorais, o Ecad lançou sua campanha nacional de Carnaval, estrelada pelo segundo ano consecutivo por Milton Cunha. A ação chama atenção para o papel essencial dos compositores e artistas da música, com a provocação “O que seria do Carnaval sem música?”, explorada em um contraste visual marcante.

De um lado, Milton Cunha de terno e gravata, apagado e sem brilho, representando um mundo sem samba e sem música. Do outro, o personagem vibrante e exuberante que o público conhece, traduzindo a essência do Carnaval. A mensagem é direta: sem compositores, não existe Carnaval.

PosiçãoMúsicaAutores
1O verão bateu em minha portaGigi Cerqueira / Radames Venancio / Ivete Sangalo / Samir Trindade
2Faraó divindade do EgitoLuciano Gomes
3EvaCartavetrata / Umto / Ficarelli
4Energia de gostosaRafael Lemos / Tassia Morais / Luana Mattos / Lari Tavares
5MacetandoLuciano Chaves / Ivete Sangalo / Samir Trindade
6Perna bambaGabriel Cantini / Lucas Medeiros / Gabriel Bk / Shylton / Tinho Wt / Batidao Stronda / Newton Fonseca / Breno Lima
7Baianidade nagoEvandro Rodrigues
8Surra de tomaBreno Casagrande / Leo Santana / Josiasdsg / Igor Terra / Michel Oliveira
9Bota pra ferverDurval Lelys
10We are the world of carnavalNizan Guanaes

Veja também