Cantor Netinho anuncia que vai realizar transplante de medula óssea para tratamento contra câncer do sistema linfático

Artista está internado no Hospital Aliança Star, em Salvador, para segunda fase do tratamento.

Por g1 BA

Cantor Netinho anuncia que vai realizar transplante de medula óssea para tratamento contra câncer do sistema linfático — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O cantor Netinho, de 58 anos, anunciou nesta sexta-feira (11), que vai realizar um transplante de medula óssea como parte do tratamento do câncer no sistema linfático. Ele revelou o diagnóstico da doença no seu site oficial, no dia 22 de março, através da divulgação do boletim médico.

“Estou aqui no Hospital Aliança Star, em Salvador, Bahia, terminando a segunda fase da minha quimioterapia. Serão seis fases no total. No final, haverá um transplante de medula. Sem doador, um transplante de mim para mim mesmo. Vou fazer as fases todas. Tudo indo muito certo. Vamos que vamos. Bom dia”, disse ele.

O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como o linfoma, e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.

O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente, conforme dito pelo cantor Netinho. Já no transplante alogênico a medula vem de um doador.

O procedimento ainda pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, isto é, obtidas do sangue circulante de um doador ou do cordão umbilical.

Siga nosso canal no WhatsApp e veja mais notícias

No dia 29 de março, ele anunciou que retornaria ao hospital para retomar o tratamento contra o câncer linfático. Na ocasião, ele tranquilizou os fãs e disse que estava indo tudo bem.

“Não tenho pressa, nem agonia, nem tristeza. Sigo leve e cheio de gratidão, sob as bençãos de Deus, em direção à minha cura”, disse o artista.

Em 26 de março, o artista revelou que raspou o cabelo por causa do tratamento. “Sabendo que nesse tipo de tratamento que eu faço, o cabelo cai todo e depois volta a nascer… Começou a cair anteontem e eu meti logo a máquina. Zerei e agora é esperar crescer”, disse o cantor.

Na publicação, Netinho disse ainda que pretende desmistificar o tratamento médico contra o câncer.

“No que eu puder, vou fazer de tudo para desmistificar esse tipo de tratamento médico que eu estou fazendo com coragem, fé, muita paz, tranquilidade, ausência de pressa, honra, gratidão e disciplina”, afirmou.

O comunicado do diagnóstico da doença, assinado pela diretoria médica do Hospital Aliança Star, em Salvador, detalha que após a descoberta do linfoma, Netinho está com “acompanhamento onco-hematológico”, sob coordenação da médica Glória Bonfim, e segue com suporte médico especializado.

A nota não informou o estágio da doença, nem como o tratamento que será feito. Procurada pelo g1, a assessoria de comunicação do artista disse que todas as informações sobre o assunto estão na página do cantor.

Veja também