Canal do Sertão: Uma história de lutas e conquistas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Blog do Eloilton Cajuhy

Reprodução

Estar à frente de seu tempo exige sensibilidade, visão e compromisso. E a antecipação aos grandes acontecimentos sempre foi a marca da atuação política de Carlos Brasileiro.

Sua luta, encampada ao lado de outros lideres políticos baianos, pela água do Rio São Francisco, a fim de abastecer diversos municípios baianos, entre eles, Senhor do Bonfim e região, é prova incontestável disso.

Os primeiros passos para a construção do Canal do Sertão foram dados por Carlos Brasileiro, em 1994, quando, junto a mais 10 mil bonfinenses, organizou um manifesto que interrompeu o tráfego de veículos na BR-407, pelo qual, era cobrado do então governador Paulo Souto, a transposição do Rio São Francisco. Em 2007, já na gestão de Jaques Wagner, o pleito ganhou força e avançou.

E no mesmo compasso, Carlos Brasileiro intensificou sua luta. E por meio da CODEVASF, então presidida por Elmo Vaz, hoje, prefeito de Irecê, ajudou a empreender mobilização de prefeitos das regiões do Itapicuru, do Sisal e da Bacia do Jacuípe, resultando na deliberação do início dos estudos, que culminou com a elaboração de anteprojeto, que, à época, apontava que a obra teria custo total de R$ 5 bilhões.

Já na gestão Rui Costa, o empreendimento ganhou mais robustez, e assim tem sido também no governo de Jerônimo Rodrigues.

Canal do Sertão: Uma história de lutas e conquistas

Também, recentemente, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conquistou, junto ao Congresso Nacional, a aprovação do projeto do Canal do Sertão, que visa atender, além de pequenas e médias irrigações, possibilitar a construção de barragens, inclusive, a da Barroca do Faleiro, após reanálise do teor de ferro, para atendimento de demandas de consumo humano.

Há, ainda, destacada participação de deputados federais e estaduais do campo da esquerda em todo esse processo.

“Queremos uma Bonfim grande de novo, que virá com a união das forças políticas de esquerda e centro-esquerda do nosso município e do estado. Nosso empenho pela água está sendo recompensado. Nos aproximamos da concretização desse propósito e esperamos em breve a chegada definitiva da água, com a construção do Canal do Sertão. Seguiremos firmes neste sentido, até que o sonho se torne realidade”, comentou Carlos Brasileiro.

Assessoria de Comunicação de Carlos Brasileiro

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos