Apesar de o Ministério da Saúde encerrar nesta sexta-feira (5) a campanha nacional de vacinação contra a gripe, a pasta recomenda aos estados que ainda não atingiram a meta que continuem a mobilização para que a população-alvo seja vacinada. Até esta sexta, 35,9 milhões de pessoas foram vacinadas, representando 73%, com a meta de imunizar 80% da população.
O Ministério da Saúde pede aos estados e municípios que se esforcem para atingir a meta. A vacina da gripe tem prazo limitado de utilização de seis a 12 meses.
O Ministério informou que apenas cinco estados atingiram a meta durante a campanha. O Amapá imunizou 89,4% do público-alvo, o Paraná 83,5%, Santa Catarina 82,2%, Espírito Santo 81,8% e Amazonas 81.4%. Segundo dados da secretaria de saúde local, o Distrito Federal também atingiu a meta, com 86% de cobertura.
Entre os estados com os níveis mais baixos de coberturas, segundo os números do Ministério da Saúde, estão o Acre, com 52%, Piauí, com 57%, Mato Grosso e Ceará, com 62%.
Com a campanha, iniciada no dia 4 de maio e prorrogada uma vez, o Ministério da Saúde pretendia vacinar 49,7 milhões de pessoas, equivalente a 80% do público prioritário, formado por grupo com maior risco de desenvolver complicações da doença.
Nestes grupos estão crianças de seis meses a cinco anos incompletos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes e puérperas (que deram à luz em até 45 dias), presos e funcionários do sistema prisional.
Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, o único grupo que já atingiu a meta é o das mulheres que tiveram filhos recentemente, 330 mil (92%). (*Agência Brasil).
CAMPANHA PRORROGADA NA BAHIA
Por conta da baixa procura pela vacina da Influenza (gripe), a Secretaria da Saúde do Estado prorrogou por mais uma vez a campanha de vacinação contra a doença. O novo prazo para a imunização é o dia 12 de junho. A cobertura vacinal na Bahia está em 61,15% e, até o momento, apenas 60 dos 417 municípios baianos atingiram a meta preconizada que é de vacinar 80% da população alvo, composta por 3,3 milhões de pessoas.
Prevenção
A principal forma de prevenção em saúde pública para a influenza é a vacinação. A campanha anual, realizada entre aos meses de abril e maio, vem ocorrendo desde 1999, e ao longo dos anos contribuiu para a prevenção da gripe nos grupos vacinados, além de apresentar impacto de redução das internações hospitalares, gastos com medicamentos para tratamento de infecções secundárias e mortes evitáveis.
De acordo com Ramon Saavedra, coordenador do Programa Estadual de Imunização, o principal objetivo da campanha de vacinação contra a gripe é reduzir a morbimortalidade e as internações causadas pela influenza principalmente na população com idade a partir de 60 anos e crianças entre seis meses e menos de cinco anos.
A influenza é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa, cuja ocorrência se observa com maior intensidade no final do outono e durante o inverno. A Organização Mundial de Saúde estima que a cada ano, aproximadamente 600 milhões de pessoas apresentam um episódio de gripe.
*Ascom Sesab












