Blog do Eloilton Cajuhy – BEC
>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

Para reforçar o estoque de sangue durante o período de final de ano, a Hemoba lança a campanha “Neste Natal, faça o bem circular. Doe sangue!”, com o objetivo de conscientizar e mobilizar os doadores a participarem do ciclo da solidariedade que ajuda a salvar vidas. Em dezembro, por causa dos feriados, festas natalinas, férias escolares e viagens, há uma queda no número de doadores e, consequentemente, uma diminuição na capacidade de atender à demanda das unidades hospitalares na capital e no interior do estado.
Além disso, o fluxo nas estradas e o risco de acidentes de trânsito aumentam neste período, elevando a necessidade de transfusões sanguíneas. No momento, a Hemoba está com quase todos os tipos sanguíneos em estoque crítico (níveis inferiores a três dias de atendimento), com exceção dos tipos B positivo e AB positivo e negativo.
“Historicamente, o período de final de ano é um dos mais desafiadores para a manutenção dos estoques de sangue, em razão da redução no número de doadores, mas também somos convidados a refletir sobre solidariedade, cuidado e amor ao próximo. Cada bolsa doada representa esperança para pacientes que lutam pela vida. É um presente que não se compra”, ressalta Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba.
Em Senhor do Bonfim, a unidade estará fechada apenas em 25 de dezembro e 1º janeiro de 2026. Nos demais dias, funcionará no horário habitual.
Para informações sobre os horários de atendimento das 21 unidades de coleta no interior, consultar o site da Hemoba: https://www.ba.gov.br/hemoba/onde-doar.
Critérios para doação – Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente. No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação e não ter fumado por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.












