Câmara aprova prioridade para compra de alimentos da agricultura familiar pelo SUS

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Da Rádio Câmara, de Brasília, Paula Moraes

Foto: Contag

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados aprovou um projeto que determina que as unidades do Sistema Único de Saúde priorizem a compra de alimentos produzidos por agricultores familiares, pescadores artesanais, silvicultores e extrativistas.

De acordo com o texto aprovado, a compra dos produtos deverá observar o menor preço obtido em processo licitatório.

O relator, deputado Cobalchini (MDB-SC), afirma que a proposta beneficia não apenas o produtor rural, mas também os pacientes do SUS.

“Se eu consumir um produto que não seja de boa qualidade, com o tempo eu posso ter um problema de saúde, ao passo que, se a minha alimentação for adequada, eu terei uma saúde melhor. E, neste caso específico, o consumidor já está doente. Então quando você oferece uma alimentação de boa qualidade, sem qualquer tipo de agrotóxico, por exemplo, a pessoa tende, ao invés de piorar sua condição, melhorar sua condição de saúde”.

Ainda de acordo com a proposta, o Poder Público deverá apoiar a produção e a regularização higiênico-sanitária dos gêneros alimentícios da agricultura familiar, de pescadores artesanais, silvicultores e extrativistas, visando possibilitar a compra direta desses alimentos.

O projeto já pode seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação antes pelo Plenário da Câmara.

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos