Cadeia produtiva da Cannabis para fins medicinais será tema de audiência na próxima terça na Câmara dos Deputados

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Deputado também quer discutir vantagens financeiras do cultivo para agricultores familiares.

Por Agência Câmara de Notícias

No Brasil, o uso de medicamentos à base dessas substâncias ainda é recente – Foto: Depositphotos

A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara dos Deputados discute na terça-feira (24) a cadeia produtiva da Cannabis sativa para fins medicinais e como forma de diversificação de renda para agricultores familiares. Essa planta também é usada para produzir a maconha. A audiência será realizada no plenário 15, a partir das 9h30.

O debate foi proposto pelo deputado Padre João (PT-MG). Ele afirma que as propriedades terapêuticas da maconha vêm sendo utilizadas há séculos. “A maconha possui cerca de 400 compostos químicos, contando com 60 canabinóides, dos quais, dois destacam-se por suas propriedades medicinais: o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CDB)”, detalha o parlamentar.

Alguns estudos científicos apontam que o THC e o CBD possuem ação analgésica, antitumoral e anticonvulsivante. No Brasil, o uso de medicamentos à base dessas substâncias ainda é recente.

Padre João afirma ainda que outros estudos indicam que a plantação de cannabis  pode favorecer a sustentabilidade de agroecossistemas. “O cultivo da maconha, em território nacional, será uma alternativa para diversificação dos agroecossistemas e das atividades produtivas no campo, em especial a agricultura familiar, promovendo trabalho, renda e inclusão social.”

Projeto na Câmara

Em 2021, uma comissão especial aprovou o Projeto de Lei 399/15, que legaliza o plantio da cannabis no País exclusivamente para fins medicinais, veterinários, científicos e industriais.

A proposta está parada aguardando a análise de recurso que pede a votação do projeto pelo Plenário da Câmara.

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos