Por Wikipédia
Oswaldo Viveiros Montenegro nasceu no Rio de Janeiro, em 15 de março de 1956. Além de cantor, compõe trilhas sonoras para peças teatrais, balés, cinema e televisão. Tem uma das parcerias mais sólidas da MPB ao lado de Madalena Salles, que o acompanha com suas flautas.
A decisão de se tornar um músico profissional veio com a mudança para Brasília, em 1971. Na capital federal, começou a ter contato com festivais e grupos de teatro e de dança estudantis. Fez seus primeiros shows e aos 17 anos a decisão de viver da música se tornou definitiva. Mudou-se novamente para o Rio, mas já havia adotado Brasília como a terra de seu coração e tema constante de sua obra.
Morando no Rio mas com os olhos e o coração postos em Brasília, sua carreira deslanchou. Teve música classificada no último Festival da Canção da Rede Globo, o primeiro de repercussão nacional de que participou (1972), escreveu e encenou seu primeiro musical (1974-1975), lançou três discos em três anos (1975-8) e ficou em 3° lugar no festival na TV Tupi com seu primeiro megassucesso, Bandolins (1979).
Em 1980, venceu o Festival MPB 80 da Rede Globo de Televisão com a canção Agonia, do amigo de infância Mongol.