Arthur Moreira Lima, um dos maiores pianistas brasileiros, morre aos 84 anos

FONTE: g1 e GloboNews

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Músico esteve em Senhor do Bonfim no início dos anos 2000

Blog do Eloilton Cajuhy

O pianista Arthur Moreira Lima — Foto: Música no Museu/Divulgação

O pianista Arthur Moreira Lima morreu no início da noite desta quarta-feira (30), aos 84 anos, em Florianópolis (SC). A informação foi confirmada pela família do músico.

Ele estava internado havia duas semanas no Imperial Hospital de Caridade. O músico lutava contra um câncer no intestino descoberto no ano passado.

O velório dele será na quinta-feira (31), entre meio-dia e 16h, no Jardim da Paz, também em Florianópolis. Ele morou na cidade por cerca de 30 anos.

Um dos maiores pianistas brasileiros, Moreira Lima nasceu no Rio de Janeiro (RJ), em 1940.

Arthur Moreira Lima começou a estudar piano aos seis anos de idade. Ele se projetou internacionalmente ao conquistar o segundo lugar na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin, em 1965.

Laureou-se também em várias outras competições, incluindo a prestigiosa Competição Internacional Tchaikovsky, de 1970, ficando em terceiro lugar.

Ele é considerado um grande intérprete de compositores românticos, tais como Chopin e Liszt, e de obras modernistas de compositores como Prokofiev e Villa-Lobos.

Notabilizou-se também como um intérprete da música popular brasileira, gravando Ernesto Nazareth e clássicos do repertório do choro e do samba.

O pianista também trabalhou no projeto “Um piano pela estrada”, percorrendo o Brasil em um caminhão que virava palco. Foi nessa época que ele esteve em Senhor do Bonfim, onde se apresentou em frente à prefeitura municipal.

Com uma carreira internacional marcada por premiações e mais de 100 discos gravados, Arthur conquistou o mundo com sua música. Entre as amizades que marcou ao longo de sua trajetória, está a com o fotógrafo bonfinense Mauro Coelho.

Foto: Mauro Coelho
Arthur Moreira Lima em Senhor do Bonfim – Foto: Mauro Coelho

Veja também