Área de exploração mineral com 1,8 mi de quilates de diamantes será leiloada na Bahia

Projeto envolve cinco áreas de mineração, totalizando 2.400 hectares, o equivalente a 3.429 campos de futebol

Por Canal Rural BA

Santo Inácio, distrito de Gentio do Ouro (BA) | Foto: Reprodução/ YouTube/João Borges

Uma área de exploração mineral com volume estimado de 245 milhões de toneladas de minério diamantífero, será leiloada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB). As informações sobre o leilão foram divulgadas pelo órgão governamental na segunda-feira (18).

De acordo com o SGB, o depósito de Diamantes de Santo Inácio está localizado no município de Gentio do Ouro, na Chapada Diamantina.

O Projeto Diamante de Santo Inácio, do programa Patrimônio Mineral do SGB, envolve cinco áreas de mineração, totalizando 2.400 hectares, o equivalente a 3.429 campos de futebol.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, estudos recentes apontam que os recursos de diamante têm teor de 0,58 cpht, totalizando 1,8 milhão de quilates.

Para o diretor de Geologia e Recursos Minerais do SGB, Valdir Silveira, o leilão do depósito de diamantes de Santo Inácio, representa uma oportunidade de negócio promissora.

“Situado em uma região com histórico de produção diamantífera, o projeto agrega valor ao território por meio da avaliação detalhada do depósito, regulamentação adequada e parcerias estratégicas voltadas para atrair investimentos iniciais”, destacou.

O SGB informou que podem participar do leilão empresas brasileiras ou estrangeiras, entidades de previdência complementar e fundos de investimento, isoladamente ou em consórcio.

O certame será formalizado por meio de contrato de Promessa de Cessão de Direitos Minerários, a ser assinado após o leilão, pelos representantes da organização ou entidade vencedora.

O evento ocorre no dia 27 de novembro, a partir das 9h, na sala Plenária da ANM, em Brasília, contando com o apoio do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República.

O cronograma completo pode ser acessado no site da empresa pública.

Veja também

O legado do nosso sorriso

Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Que estejamos presentes em memórias alheias. Que alguém já distante lembre do nosso sorriso e