Aprovada em comissão do Senado assistência oftalmológica e auditiva a estudantes

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Proposta seguiu para análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Da Rádio Senado, Iara Farias Borges

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Projeto de lei foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura do Senado que garante assistência oftalmológica e auditiva a alunos da educação básica. A proposta inicial sugeria o cuidado com a visão para prevenir, identificar e corrigir problemas visuais.

Segundo o autor, senador Rodrigo Cunha, do União alagoense, a falta de diagnóstico e de tratamento de problemas visuais é a causa de repetência e evasão escolar de grande parcela dos alunos, assim como de relevantes limitações na qualidade de vida. Relator da proposta, o senador e médico Dr. Hiran, do PP de Roraima, ressaltou a importância do cuidado com a visão.

“Problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia podem causar dificuldades na leitura, na escrita e no aprendizado no geral, uma vez que grande parte da aquisição dessas competências passa pela acuidade visual. Assim, é necessário garantir que os alunos da educação básica tenham acesso à assistência oftalmológica gratuita e de qualidade. Isso permitirá que problemas visuais sejam detectados precocemente, possibilitando o tratamento adequado e contribuindo para o pleno desenvolvimento educacional e social dos estudantes”.

Por sugestão do senador Confúcio Moura, do MDB de Rondônia, foi incluída no texto a assistência auditiva aos estudantes, também importante ao aprendizado, como explicou o relator, Dr. Hiran.

“Da mesma forma que a visão, a audição é um dos sentidos que mais influenciam o contato com o mundo e, portanto, impacta significativamente no aprendizado e no desempenho escolar. Devem ser assegurados, assim, diagnóstico e assistência auditiva para que estudantes que sofrem de problemas de audição, como perda de audição parcial ou total, ouvido perfurado, entre outros problemas, recebam tratamento e apoio adequados para garantir um aprendizado efetivo e de maior qualidade.”

O projeto seguiu para análise da Comissão de Assuntos Sociais.

Veja também

MEC publica edital de inscrições para o Fies

Complementação de informações de pré-selecionados começa dia 31. Por Agência Brasil O Ministério da Educação (MEC) anunciou o cronograma e demais procedimentos