Após sair de ‘estado crítico’, papa Francisco tem boa noite de sono, diz Vaticano

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on email
Share on telegram

Condições clínicas do pontífice de 88 anos, que enfrenta uma dupla pneumonia, e está internado há 13 dias, melhoraram

Por g1

Papa Francisco — Foto: Filippo Monteforte/AFP

Após sair do “estado crítico”, o papa Francisco, de 88 anos, teve uma boa noite de sono e está descansando na manhã desta quinta-feira (27), informou o Vaticano em nota. Ele está internado há 13 dias em um hospital de Roma, na Itália.

Também nesta quinta, o Vaticano disse que a audiência do Jubileu de 2025 foi cancelada por conta da internação de Francisco.

Na quarta-feira (26), o boletim médico informado pelo Vaticano mostrou que a insuficiência renal que o papa Francisco enfrentava nos últimos dias foi resolvida.

Segundo o comunicado, as condições clínicas do pontífice, que enfrenta uma dupla pneumonia e está internado há 13 dias, melhoraram. Ele foi submetido a exames de sangue e hematológicos, e também uma tomografia computadorizada de tórax.

O boletim deixou de classificar o estado do papa como crítico pela primeira vez desde sábado (22), quando o tom ficou mais grave e foi informado que Francisco, que enfrenta problemas pulmonares há décadas, sofreu uma crise asmática prolongada, necessitando de terapia de oxigênio de alto fluxo e de transfusão de sangue.

“As condições clínicas do Santo Padre nas últimas 24 horas mostraram uma nova e leve melhora.

A leve insuficiência renal experimentada nos últimos dias foi resolvida.

A tomografia computadorizada de tórax, realizada ontem à noite, mostrou evolução normal da inflamação pulmonar.

Os exames de sangue e hematológicos de hoje confirmaram a melhora de ontem.

O Santo Padre continua a terapia de oxigênio de alto fluxo; até hoje não apresentou nenhuma crise respiratória asmática.

A fisioterapia respiratória continua.

Embora haja uma ligeira melhora, o prognóstico permanece reservado.

Durante a manhã o Santo Padre recebeu a Eucaristia. A tarde foi dedicada às atividades de trabalho”.

Veja também