Agropecuária apresenta crescimento e incrementa atividade econômica baiana

agropecuáriaDestaque no incremento da atividade econômica baiana, a agropecuária apresentou alta de 6,8% no ano de 2015, em relação a 2014. O crescimento foi em decorrência do bom desempenho de algumas das principais cadeias produtivas do estado, com destaque para a produção de grãos, que obteve expansão de 40,6% da soja, 22,3% do feijão e 8% do café.

Para garantir que o crescimento chegue até à indústria de transformação, a Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri) apoia a agroindustrialização, por meio do fomento à política de atração de investimentos. “A meta é agroindustrializar a produção baiana, agregando valor ao produto, e ao nosso potencial agrícola. A safra de grãos do oeste, por exemplo, confirma a força produtiva do agronegócio do estado, reconhecida em nível nacional e internacional”, afirma o secretário Vitor Bonfim.

Ele ressalta que, além das diversas agroindústrias já atraídas para a Bahia, foi assinado recentemente um protocolo de intenções com a Indústria e Comércio de Óleo de Mamona LTDA (Olma) para se instalar no território de identidade de Irecê, município de Lapão, valorizando o potencial local na produção deste oleaginoso.

“A Bahia é responsável por 90% da mamona que é produzida no Brasil, e vamos potencializar essa cultura com a atração da Olma para o estado. Além da agregação de valor ao produto, a agroindustrialização amplia a geração de emprego e renda, e reduz as desigualdades regionais e sociais”, enfatiza Bonfim. A agroindustrialização potencializa a agropecuária baiana, que ocupa primeiro lugar no ranking de produção de diversas culturas agrícolas como o coco, manga, sisal, cacau, guaraná, mamona, mamão e maracujá.

*Fonte: Ascom/Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri)

Veja também