Idoso só percebeu o desaparecimento da quantia no dia em que foi quitar uma parcela da casa que havia comprado. Desconfiado de um possível golpe, ele procurou a polícia.
Por g1 Feira de Santana e região

Uma adolescente de 16 anos desviou R$ 5.600 da conta do avô para comprar moedas virtuais no jogo ‘Roblox’. Ela realizou duas transferências bancárias para um jovem que conheceu pela internet. O caso aconteceu em Feira de Santana e foi registrado na 2ª Delegacia Territorial (2ª DT).
Segundo a delegada responsável pelo caso, Ludmilla Vilas Boas e Santos, a adolescente tinha acesso às movimentações bancárias do avô, um idoso morador do bairro Mangabeira, e aproveitou para fazer duas transferências, nos dias 20 e 28 de junho.
A garota transferiu o dinheiro para a conta de um jovem do estado de Minas Gerais, que ela conheceu na internet, através de um jogo que simula um universo onde usuários interagem e compram itens usando moeda virtual.
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O avô só percebeu o desaparecimento da quantia no dia em que foi quitar uma parcela da casa que havia comprado. Desconfiado de um possível golpe, ele procurou a polícia.
“Inicialmente, ele achou que era um golpe, mas nossa equipe de investigação conseguiu rastrear as transferências. Ela enviou o dinheiro para um amigo virtual e pediu que ele convertesse o valor em moedas dentro do jogo, que foram usadas para comprar roupas, personagens e objetos”, explicou a delegada.
Ao ser intimada, a adolescente foi levada à delegacia pela mãe. Segundo a polícia, inicialmente ela negou ter feito as transferências. Após ser apresentada às provas, a garota confessou o desvio.
A ocorrência agora será encaminhada à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI) e ao Ministério Público da Bahia (MP-BA).
“Nossa orientação aos pais é que tomem atenção e fiquem atentos à vida virtual de seus filhos. Pedimos também atenção à movimentação dos seus filhos nesses ambientes virtuais, por conta dos riscos de abuso sexual virtual, alertou a delegada.
O que é ‘Roblox’
‘Roblox’ é uma plataforma online de games que também oferece ao público ferramentas para criarem seus próprios jogos. Está disponível de graça para computadores, aparelhos móveis e Xbox One. A base dos lucros vem dos itens vendidos para a personalização de avatares – itens como roupas, bolsas, e até cabelos para os bonecos controlados pelos jogadores.
No catálogo, os usuários encontram milhões de games, todos criados pela própria comunidade. E não precisa possuir grandes conhecimentos de desenvolvimento. Tanto que não é difícil encontrar criadores de 13 ou 14 anos.
Em geral, este é considerado um ambiente virtual seguro. No entanto, como em tudo o que envolve crianças em ambientes virtuais, é importante que os pais acompanhem a atividade dos filhos.
O sucesso se sustenta no conceito de que os usuários podem criar os próprios jogos de maneiras simples e direta. Então, quanto maior a comunidade, mais jogos aparecem, mais pessoas são atraídas e, por sua vez, se interessam em fazer seus próprios games.
A plataforma foi lançada em 2006 para cerca de 100 usuários. O crescimento veio nos últimos cinco anos, principalmente depois de atrair a atenção da Microsoft e ganhar versão para Xbox. Em 2015, eram 5 milhões de usuários mensais. Dois anos depois, o número chegava a 62 milhões. Atualmente, o número total de usuários ativos mensais chega a 380 milhões.