Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil! — História, cinema e memória em Senhor do Bonfim

Exibição do documentário e encontro com o jornalista e historiador Moacir Assunção na Câmara de Vereadores

Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

Foto: Rubens Antonio

No dia 10 de janeiro de 2026, às 19h, a Câmara de Vereadores de Senhor do Bonfim será palco de um encontro especial entre história, cinema e memória nordestina, com a exibição do documentário “Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil!”, uma obra que revisita, com rigor histórico, um dos personagens mais complexos e controversos do Brasil.

A atividade é uma realização do Grupo de Pesquisa e Estudos Cangaçou e marca o retorno a Bonfim do jornalista, historiador, escritor e professor universitário Moacir Assunção, autor do livro que deu origem ao documentário. Pernambucano de Trindade, radicado em São Paulo, Moacir viveu em Senhor do Bonfim na década de 1970 e agora volta à cidade para dialogar com o público sobre sua pesquisa e o processo de construção da obra.

Mestre em História Social pela PUC-SP, com pós-graduação em Ciências Sociais, Moacir Assunção é autor e coautor de 17 livros, dois deles finalistas do Prêmio Jabuti, entre as obras de destaque está “Os homens que mataram o facínora”. Ao longo da carreira, atuou em importantes veículos da imprensa nacional, como O Estado de S.Paulo, Diário Popular e Jornal de Brasília.

O documentário “Acordo com Lampião? Só na Boca do Fuzil!”, premiado nacional e internacionalmente, mergulha nas complexas relações entre o cangaço, o poder e o Estado, desmontando mitos e levantando questionamentos essenciais sobre os bastidores históricos do sertão nordestino.

Mais do que uma exibição de filme, o evento propõe um encontro com a história viva, convidando o público a refletir, questionar e compreender melhor o passado que ainda ecoa no presente. Uma oportunidade imperdível para estudantes, pesquisadores, amantes da história e da cultura nordestina.

Veja também