Comentarista chamou a Bahia de “câncer do Brasil” e Salvador de “lixo” em vídeo publicado após o primeiro turno das eleições.
Blog do Eloilton Cajuhy – BEC
📲 Siga o canal do BEC no WhatsApp

A Polícia Civil da Bahia divulgou uma nota nesta terça-feira (6) em que informa ter instaurado um procedimento para apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades relacionadas a um vídeo publicado pelo jornalista e comentarista político Rodrigo Constantino nas redes sociais.
Na gravação, divulgada no domingo (4), após o resultado do primeiro turno das eleições de 2026, ele chamou a Bahia de “câncer do Brasil” e afirmou que “Salvador é um lixo”. Constantino também criticou a reeleição do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e a eleição dos senadores Rui Costa (PT) e Jaques Wagner (PT).
“Baianos, com todas as boas exceções, em geral, vocês são uma vergonha para o Brasil. Dois senadores petistas eleitos envolvidos com Vorcaro, um governador petista, que papelão!”, declarou.
O comentarista também citou experiências pessoais durante viagens à Bahia, tanto a trabalho quanto a lazer, além de uma participação em uma feira literária. Em um dos relatos, afirmou ter ficado “chocado” ao encontrar pessoas em bares durante a manhã.
“Segunda, 11h30 da manhã, um bando de gente nos barzinhos com violão e cerveja. Ninguém quer trabalhar”, disse.
Polícia Civil vai investigar
Segundo a Polícia Civil, o procedimento foi instaurado para apurar as circunstâncias e eventuais responsabilidades relacionadas ao conteúdo publicado. A investigação também vai analisar outras manifestações presentes no vídeo que possam ter caráter discriminatório contra a população baiana.
A apuração ocorre sob sigilo. Em nota divulgada nesta terça-feira (6), a corporação informou que as diligências estão sob acesso restrito para preservar o andamento da investigação.
A Polícia Civil não detalhou quais medidas já foram adotadas nem informou, neste momento, quais crimes poderiam eventualmente ser atribuídos ao comentarista. A apuração deverá avaliar as circunstâncias das declarações e possíveis responsabilidades relacionadas à publicação.















