Nova graduação coloca o município no mapa da formação audiovisual e amplia perspectivas para a cultura e a economia criativa do Piemonte Norte do Itapicuru
Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC
📲 Siga o canal do BEC no WhatsApp

Senhor do Bonfim está prestes a dar um importante passo na área da educação superior e da cultura. A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) anunciou a ampliação de sua oferta de cursos de graduação, com a confirmação da implantação do curso de Cinema e Audiovisual no Campus Senhor do Bonfim.
A novidade foi anunciada pelo reitor da Univasf, Telio Nobre Leite, durante reunião do Conselho Universitário (Conuni). A expansão integra o programa Universidades Transformadoras, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada ao fortalecimento das universidades federais e à ampliação de sua atuação diante das novas demandas sociais, tecnológicas e regionais.
Senhor do Bonfim ganha destaque na expansão
A chegada do curso de Cinema e Audiovisual representa uma conquista de grande relevância para Senhor do Bonfim e para todo o Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru.
Além de ampliar as oportunidades de formação universitária, a graduação poderá contribuir diretamente para o fortalecimento da economia criativa, da produção cultural e do setor audiovisual na região.
O novo curso poderá abrir caminhos para a formação de profissionais em áreas como direção, roteiro, fotografia, edição, produção audiovisual, crítica cinematográfica e gestão cultural, criando novas possibilidades para jovens que desejam atuar profissionalmente no setor.
Outro aspecto importante é a possibilidade de valorização da própria identidade regional. O audiovisual pode se transformar em uma poderosa ferramenta para registrar, preservar e divulgar as histórias, tradições, personagens, manifestações culturais e diferentes realidades do sertão baiano.
Cultura e economia criativa
A implantação da graduação também poderá estimular o surgimento de novos projetos, produtoras, documentários, curtas-metragens, conteúdos para plataformas digitais e iniciativas culturais desenvolvidas a partir de Senhor do Bonfim.
Com uma formação pública e gratuita na área, estudantes da região poderão ter acesso a conhecimentos técnicos e acadêmicos sem precisar, necessariamente, deixar o território em busca de oportunidades de formação especializada.
A expectativa é que a presença do curso também fortaleça a articulação entre universidade, artistas, produtores culturais, instituições públicas, movimentos sociais e demais agentes da cultura regional.
Novos cursos em diferentes campi
A expansão anunciada pela Univasf contempla outros campi e diferentes áreas do conhecimento.
Confira a distribuição inicialmente apresentada:
- Senhor do Bonfim: Cinema e Audiovisual;
- Juazeiro: Arquitetura e Urbanismo;
- Paulo Afonso: Psicologia, Terapia Ocupacional e Fonoaudiologia;
- Salgueiro (PE): Mídias Digitais e Design Gráfico;
- Campus a definir: Bacharelado em Libras, Letras-Libras, Pedagogia Bilíngue e Direito.
Segundo o reitor Telio Leite, a ampliação representa mais um passo no processo de interiorização e fortalecimento da educação superior pública no Nordeste.
Próximos passos
Os novos cursos deverão ser implantados de forma gradual, conforme os ciclos acadêmicos pactuados no programa. A Univasf deverá divulgar posteriormente informações como cronograma de implantação, número de vagas, formas de ingresso e demais detalhes acadêmicos.
Para Senhor do Bonfim, a confirmação do curso de Cinema e Audiovisual representa não apenas a chegada de uma nova graduação, mas também a possibilidade de transformar a relação da região com a produção cultural e audiovisual.
A Sétima Arte chega ao Piemonte Norte do Itapicuru com potencial para formar novos talentos, contar histórias da região e ampliar a presença do sertão baiano no cenário cultural e audiovisual.















