A Câmara Municipal de Senhor do Bonfim, aprovou em sessão ordinária desta terça-feira (10), em segundo turno, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município, de Nº 001/2015, que aumenta de 13 para 15 o numero de vereadores no município. A Lei Orgânica prevê no artigo 14, um numero de até 15 edis, mas pelo índice populacional de Bonfim, que é de 80 mil habitantes, pode chegar a 17.
Em primeira votação, ocorrida em 28 de abril, a emenda foi aprovada por 10 votos a favor e 2 contra. Naquele dia, o vereador Adelson Bahia, que foi a favor do projeto, esteve ausente. O número mínimo seria de 9 votos para sua aprovação.
Em segunda votação, nesta terça-feira, o projeto foi votado e aprovado por 10 × 2. Assim como no primeiro turno, os vereadores Ivan Barbosa e Rê do Sindicato votaram contra o projeto.
Na sessão de ontem, o vereador Gilberto Pires Cerqueira, Bel, se absteve de votar. Ele alegou que não vai concorrer à reeleição no pleito deste ano, portanto, optou por não interferir no resultado da votação do referido projeto.
Ivan Barbosa explicou que votou contra por entender que o momento de crise política vivida pelo país, além dos clamores populares, lhe motivaram a tomar esta decisão. Segundo ele, o vereador Rê do Sindicato também agiu da mesma forma.
O numero de 15 vereadores vai vigorar a partir da futura legislatura que iniciará em 1º de janeiro de 2017.
*BLOG DO ELOILTON CAJUHY