Data marca a Independência do Brasil na Bahia. Medida ainda passará pelo Senado
Por g1 BA
>> Siga o canal do BEC no WhatsApp

A Câmara Federal aprovou, nesta terça-feira (10), um projeto que transfere simbolicamente a sede do Governo Federal para Salvador a cada 2 de Julho.
A data marca as celebrações da Independência da Bahia, como marco da consolidação da Independência do Brasil. A medida ainda passará pelo Senado e, se aprovada, será submetida à sanção do presidente da República.
De autoria do deputado Leo Prates (PDT), o projeto 5672/25 prevê que todos os atos institucionais dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário ocorram em Salvador nesta data, sem prejuízo das atividades essenciais mantidas em Brasília.
A definição da logística e da segurança deverá ser organizada pelo Executivo, com apoio de autoridades estaduais e municipais.
Além desse projeto, outro, de autoria do Executivo, prevê reconhecer o dia 2 de Julho como uma data nacional. Mas isso não vai transformar a data em feriado para todo o Brasil.
No ano passado, quando as celebrações completaram 202 anos de existência, a festa do 2 de Julho reuniu milhares de baianos e turistas.
Ao longo do dia, o público percorreu cerca de 6 km, entre o bairro histórico Lapinha e a Praça do Campo Grande, no Centro da cidade. Antes disso, teve ainda a corrida com a tocha simbólica, que percorre diversos municípios do estado.












