Fiat 147 mantido 0 km há 40 anos viraliza nas redes e é xodó de ex-senador

Hatch ano-modelo 1986, da versão C, foi comprado pelo próprio dono da concessionária após receber a notícia de que o Fiat 147 sairia de linha.

Por Caio Bednarski/Auto Esporte

>> Siga o canal do BEC no WhatsApp

Fiat 147 C 1986 tem menos de 500 quilômetros rodados, todos em manobras — Foto: Acervo pessoal/Garagem Rali

Um Fiat 147 em bom estado já pode ser considerado um carro raro, mas um Fiat 147 C ano-modelo 1986 (último ano de fabricação), 0 km — são 479 quilômetros no hodômetro, todos rodados apenas em manobras de estacionamento ao longo de 40 anos —, é um veículo raríssimo. Existe uma única unidade no Brasil, que viralizou nas últimas semanas nas redes sociais.

Este Fiat 147 C, guardado pelo dono da forma como saiu da concessionária, incluindo o plástico nos bancos, faz parte da coleção particular da Garagem Rali, do empresário paraibano e ex-senador Raimundo Lira, com cerca de 30 carros, localizada em Campina Grande (PB). Lira ocupou o cargo de senador em dois mandatos: entre 1987 e 1994 e entre 2014 e 2019.

Em 1986, Lira era dono da concessionária Fiat Auvesa em Campina Grande e tinha duas unidades do 147 C em showroom: um branco e outro vermelho. Ao receber a notícia de que o hatch compacto sairia de linha para ser substituído de vez pelo Uno, Lira resolveu comprar a unidade vermelha para guardá-la consigo, pois sabia que aquele viraria um veículo histórico.

Pintura em vermelho Ferrari ainda é original — Foto: Acervo pessoal/Garagem Rali

Foi dessa forma que o empresário virou um colecionador de carro antigo. O 147 C 1986 vermelho nunca foi usado no dia a dia por ele ou sua família: foi preservado sempre parado, com os plásticos da concessionária nos bancos. Assim, a quilometragem que ele acumula é só de movimentação para subir em caminhões-cegonha, pequenos trajetos para ser posicionado em exposições e manobras dentro da Garagem Rali, onde está guardado atualmente.

Em 1986, o Fiat 147 C saía de fábrica com um motor 1.3 Fiasa carburado de quatro cilindros e 8 válvulas que rendia 60 cv de potência e 10 kgfm de torque, acoplado ao conhecido (e contestado) câmbio manual de quatro marchas do modelo. O consumo era de 7,3 km/l na cidade e de 11 km/l na estrada, com autonomia de 387 quilômetros no modo urbano e 583 no ciclo rodoviário, graças ao tanque de combustível de 53 litros.

Na época, o modelo se destacava por itens como suspensão independente na dianteira e na traseira. Também era conhecido pelo ótimo aproveitamento de espaço interno, por ser o primeiro carro com motor transversal em produção no Brasil. Seu conceito de carroceria ficou conhecido como 80:20: 80% de toda a capacidade volumétrica da carroceria ficavam na cabine.

Interior do Fiat 147 C 1986 foi preservado com o plástico original nos bancos — Foto: Acervo pessoal/Garagem Rali

Em 1986 o 147 C era comercializado por 51.930 cruzeiros, valor que equivalia a R$ 84.916 atualmente, de acordo com o índice de inflação IGP-DI (FGV). Vale lembrar que Lira era o dono da concessionária quando comprou o carro e, por isso, assumiu o custo de faturamento da fábrica para a loja, sem ter que pagar o preço de etiqueta do modelo.

Antes do Fiat 147 C, o primeiro carro da sua coleção foi um Volkswagen Fusca 1963, que havia sido o primeiro carro vendido pela concessionária VW Cavesa, que ele adquiriu em 1967. Depois de anos de negociação, o antigo dono do veículo fez a proposta para vender: trocar o VW Fusca 1963 em um Ford Corcel 0 km e, assim, o negócio foi fechado.

Fiat 147 C 1986 0 km: o hodômetro com apenas 479 km registrados em 40 anos — Foto: Acervo pessoal/Garagem Rali

Muitos anos depois, incentivado por amigos e membros da família, Raimundo Lira decidiu avançar com a sua coleção de veículos, comprando duas unidades do Gol Last Edition, série especial lançada no final de 2022 e limitada a 650 veículos no País. Dessa forma, nascia a Garagem Rali, que hoje conta com um acervo de 30 unidades, algumas raras, mas nem todas estão no local por falta de espaço físico – problema que está sendo resolvido com obras para ampliação.

Atualmente, a coleção de Lira tem modelos icônicos Volkswagen Kombi Last Edition, Fiat Uno Ciao, Fiat Uno Grazie Mille, Ford Landau Volkswagen Gol Vintage, Volkswagen New Beetle. Sete unidades do Volkswagen Gol, nas versões GT, GTI e GTS, todas reformadas pelo By Deni Studio, especializado em modelos da marca alemã, sendo que cada um vale em torno de R$ 400 mil – mas vale lembrar que nenhum deles está à venda.

Também existem algumas unidades que são consideradas zero quilômetro, assim como o Fiat 147 C. É o caso do Volkswagen Bora e do Volkswagen Fusca 1986, que só rodaram em pequenas movimentações, sem uso diário.

Veja também

Quando Deus caminha ao nosso lado

A certeza que acalma o coração mesmo nas fases mais difíceis. Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC >> Siga o canal