Famílias da Bahia podem pedir gratuitamente antenas parabólicas digitais por meio do programa Brasil Antenado

FONTE: Ascom MCom

Mais de 20 municípios baianos serão beneficiados pela política pública do Ministério das Comunicações com a antena de TV digital gratuita.

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

>> Siga o canal do BEC no WhatsApp

Brasil Antenado instala gratuitamente antenas parabólicas digitais para famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico em regiões com baixa ou nenhuma cobertura de sinal de TV – Foto: Divulgação/EAF

Famílias de 20 municípios da Bahia já podem solicitar gratuitamente a instalação da antena parabólica digital por meio do programa Brasil Antenado, iniciativa do Ministério das Comunicações que amplia o acesso à TV aberta digital de qualidade em regiões com baixa ou nenhuma cobertura de sinal terrestre. A solicitação da instalação é destinada a famílias inscritas no CadÚnico.

Confira, neste link, todas as cidades atendidas na fase C pelo programa.

“A iniciativa garante que famílias da Bahia que antes não tinham acesso à TV digital passem a ter, de forma gratuita, cultura, entretenimento e informação de qualidade, com mais de 100 canais disponíveis. É uma política pública que beneficia diretamente brasileiros e brasileiras em cidades onde há pouca ou nenhuma oferta de sinal de TV terrestre”, afirmou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

O Brasil Antenado é uma política pública liderada pelo Ministério das Comunicações, em parceria com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e executada pela Entidade Administradora da Faixa (EAF).

A instalação dos kits acontece porque as parabólicas convencionais operavam na mesma faixa de frequência do 5G e precisaram ser desligadas. Para garantir que a população continue tendo acesso à TV, o governo passou a distribuir gratuitamente parabólicas digitais via satélite, alcançando milhões de brasileiros.

As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp).

O programa foi viabilizado a partir da Portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, especialmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.

Veja também