Grupo é especializado no envio de cocaína para a Europa, através de embarcações pesqueiras, tendo o extremo sul da Bahia como ponto estratégico e recorrente de apoio logístico
Por g1 BA

Dez pessoas foram presas nesta quarta-feira (10), durante uma operação de combate ao tráfico internacional de drogas e à lavagem de dinheiro no extremo sul da Bahia.
Segundo informações da Polícia Federal (PF), as investigações apontaram a existência de um grupo criminoso especializado no envio de cocaína para a Europa, através de embarcações pesqueiras, tendo o extremo sul da Bahia como ponto estratégico e recorrente de apoio logístico.
Além das prisões, foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão e outras medidas cautelares, entre elas o bloqueio de valores em contas bancárias de até R$ 50 milhões.
De acordo com a PF, as investigações começaram após uma embarcação pesqueira que saiu do sul da Bahia ser apreendida na região de Cabo Verde, com aproximadamente 1.600 quilos de cocaína, em dezembro de 2024.
>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp
A PF informou ainda que chamou a atenção dos investigadores que alguns pescadores e empresários do ramo de embarcações pesqueiras se transformaram em empresários do tráfico internacional de drogas, utilizando o conhecimento técnico que possuem sobre navegação e rotas marítimas em favor das atividades criminosas.
A investigação teve o apoio direto da Europol e conta com cooperação jurídica internacional com Cabo Verde e com países da Europa, como Portugal, Espanha e França.
Nesta quarta, foram apreendidos veículos, celulares e outros bens, que serão submetidos à análise.
A Polícia Federal informou que as investigações seguem com o objetivo de identificar todos os autores e demais envolvidos nas ações criminosas, além de aprofundar a análise das estruturas financeiras utilizadas para a lavagem dos recursos provenientes do tráfico internacional de drogas.













