Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

A família da paciente Sheyna Laura Souverain Santos Rios, internada no dia 11 de outubro na UTI do Hospital Dom Antônio Monteiro (HDAM), em Senhor do Bonfim, fez um grave relato nas redes sociais denunciando supostas irregularidades no atendimento prestado, além da falta de comunicação e de transparência durante o tratamento dela, que sofria de Lúpus.
Segundo a publicação, no dia da internação a família assinou um termo recusando a intubação naquele momento, e a médica plantonista teria garantido que a decisão seria respeitada por pelo menos de três a quatro horas, com acompanhamento da evolução do quadro. A família afirma que deixou três telefones para contato, mas não foi comunicada sobre nenhuma alteração.
A paciente, de acordo com o relato, apresentava saturação de 95% e conversava normalmente no momento da última visita dos familiares. Contudo, ao retornarem para o hospital, eles foram informados de que a paciente havia sido intubada — supostamente com um termo assinado por ela mesma. A família contesta a autenticidade dessa decisão, alegando que a paciente tinha pavor de intubação e não teria assinado qualquer documento.
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Ainda segundo a irmã, o HDAM estaria se recusando a fornecer o prontuário médico, apesar de ser um direito da família. A assistente social teria dito que o documento só poderia ser liberado mediante ordem judicial.
O relato segue apontando uma série de inconsistências: versões diferentes sobre supostas paradas cardíacas, intercorrências e evolução clínica; falta de especialista em pneumologia para atender a paciente regulada da UPA; e ausência de acompanhamento psicológico ou social para acalmá-la durante o processo.
A família questiona por que o hospital aceitou a transferência sabendo da ausência de especialistas essenciais e afirma que, se soubessem da falta de estrutura adequada, teriam buscado outro hospital para atendimento.
Com a morte de Sheyna, a família cobra explicações. “O paciente não é só um número. É um ser humano”, diz a publicação.
A família pede uma auditoria urgente e reforça que seguirá lutando pelo acesso ao prontuário e pela apuração do caso.
O repórter Netto Maravilha entrou em contato com os responsáveis pela saúde em Bonfim e pelo HDAM e aguarda retorno.
*Com informações do Blog do Netto Maravilha













