Plenário do Senado autoriza mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos

FONTE: Rádio Senado/Lana Dias

O texto já tinha sido analisado pelo Senado, mas voltou à Casa para aprovação das mudanças feitas pela Câmara dos Deputados

Blog do Eloilton Cajuhy – BEC

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Os senadores aprovaram o projeto que garante o exame de mamografia pelo SUS a todas as mulheres a partir dos 40 anos de idade. O projeto retornou para análise do Senado, com o texto alternativo da Câmara dos Deputados.

Hoje, a mamografia é recomendada pelo Ministério da Saúde para rastreio de câncer em mulheres de 50 a 74 anos, realizado a cada dois anos. Recentemente, o governo adotou o exame no SUS, mesmo sem sinais de câncer, a partir dos 40 anos, conforme indicação médica.

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

O Instituto Nacional de Câncer estima mais de 70 mil novos casos de câncer de mama em 2025 no Brasil.
A relatora do texto, senadora Damares Alves, do Republicanos do Distrito Federal, destacou que, mesmo com alterações na frequência do exame, que passa a seguir regras do Ministério da Saúde, a aprovação ainda é uma conquista.

“Prevendo que a mulher com 40 anos possa ter a mamografia garantida pelo SUS, diante das regras estabelecidas pelo próprio SUS, para nós, para todos nós, a matéria já satisfaz. É um avanço e queremos aprovar hoje, fazer festa e levar essas mulheres todas para fazer a mamografia”.

A senadora Drª Eudócia, do PL de Alagoas, é médica e ressaltou a importância da aprovação do projeto, pelo crescente número de casos em mulheres mais novas.

“É um avanço muito grande, porque, antes, só se fazia em mulheres acima de 50 anos. Cada vez mais a gente pega diagnósticos, a gente atende mulheres com diagnósticos precoces, em idades mais precoces, não é? Por exemplo, 40 anos ou antes de 40 anos.

O projeto pode seguir para sanção presidencial.

Veja também

A coragem silenciosa de partir

Quando deixar ir é o gesto mais profundo de amor-próprio Por Blog do Eloilton Cajuhy – BEC Nem toda desistência é sinônimo