SAC emite nova carteira de identidade com atendimento por ordem de chegada na Bahia; confira os postos

Nova modalidade de atendimento entra em vigor em seis postos da rede na capital e 21 no interior do Estado

Por g1 Bahia

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) vai adotar, a partir desta segunda-feira (24), o atendimento gratuito 100% por ordem de chegada para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) em 27 postos da rede na Bahia, sendo seis na capital e 21 no interior. A mudança vale de segunda a sexta-feira.

Além dos postos da capital, passam a emitir a CIN sem agendamento no interior as unidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Conquista I e II, Eunápolis, Feira I e II, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença.

As outras unidades seguem com atendimento híbrido ou exclusivamente por agendamento.

>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp

A primeira via da CIN é gratuita e tem o CPF como número único de identificação. Para emitir o documento, é necessário apresentar a certidão original de acordo com o estado civil. Caso o documento esteja plastificado, é preciso levar também uma cópia.

A CIN permite incluir condições de saúde (como Transtorno do Espectro Autista, deficiências auditiva, visual, física e intelectual), além de informações opcionais como tipo sanguíneo, fator RH e doação de órgãos.

O documento também possui versão digital, disponível no aplicativo Gov.br três dias após a emissão. Cada CIN tem QR Code para verificação de autenticidade e validade variável conforme a idade:

  • 0 a 12 anos incompletos: 5 anos
  • 12 a 60 anos incompletos: 10 anos
  • a partir de 60 anos – validade indeterminada

A nova identidade só será obrigatória a partir de março de 2032. Até fevereiro do mesmo ano, o RG antigo permanece válido em todo o país.

Veja também