O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Senhor do Bonfim (SISMUSB), decidiu na tarde desta quarta-feira (20) entrar em paralisação de advertência nos dias 27 e 28. Até lá, eles pretendem fazer diversas mobilizações e manifestações para divulgar o estado de greve.
Essas ações têm dois objetivos: informar a população do estado de greve e, também, pressionar o poder executivo a abrir um canal de negociação com o sindicato em relação ao reajuste salarial 2015/2016, pleiteado pelos servidores desde fevereiro deste ano, sem qualquer pronunciamento por parte do executivo municipal.
O estado de greve foi decidido em Assembleia Geral Extraordinária na tarde de hoje e contou com dezenas de servidores dos mais diversos setores da administração municipal, entre eles, Agentes Comunitários de Saúde, Guardas Municipais, Garis, Técnicos, Enfermeiros, Agentes de Combate às Endemias, que têm travado junto com a sociedade uma verdadeira guerra no combate às doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, chikungunya e zika vírus, que vem preocupando e ameaçando a vida da população bonfinense nos últimos dias.
Entre as principais reivindicações, os trabalhadores pedem revisão geral anual de vencimentos, mediante a reposição do índice da inflação acumulado no ano de 2015, baseado no INPC, na ordem de 11,27%, e melhorias nas condições de trabalho dos servidores públicos municipais, como as mais importantes.
O cronograma do movimento grevista prevê que até o próximo dia 28 haverá a realização de mobilizações e manifestações do estado de paralisação nos diversos setores da municipalidade.
Se neste período o executivo não abrir negociações, o sindicato convocará nova assembleia extraordinária para decidir greve geral por tempo Indeterminado.
Segundo a coordenação do SISMUSB, o prefeito Edivaldo Martins Correia não tem dado o mínimo de importância às reivindicações dos trabalhadores até o momento.
*BLOG DO ELOILTON CAJUHY – Com informações do comando de greve dos servidores municipais