Homem, que não teve o nome divulgado, teve mandado de prisão cumprido nesta quinta-feira (16). Ação também foi deflagrada no Espírito Santo
Por g1 BA

O homem que foi alvo de busca e apreensão em Teixeira de Freitas, no extremo sul da Bahia, em meio à operação contra adulteração de carros no estado e no Espírito Santo, é apontado como responsável pelo transporte, clonagem e venda dos veículos frutos do esquema.
A informação foi relatada pelo Ministério Público baiano (MP-BA), que foi responsável pelo cumprimento do mandado. O nome do investigado, no entanto, não foi divulgado.
Conforme apontou o MP-BA, o suspeito usava documentos de outros automóveis para forjar a legalidade dos veículos do esquema, e, assim, comercializá-los.
>> Clique aqui e entre no canal do BEC no WhatsApp
No ES, foram cumpridos outros cinco mandados de busca e apreensão e um de afastamento cautelar, nos municípios de Vitória, Serra e Colatina. A “Operação Dublê” também apura golpes contra seguradoras, receptação, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro.
Segundo as investigações, a organização criminosa atuava, pelo menos desde 2022, com clonagem de veículos (documentação, placa e chassis) com sinistros de furtos, falsos registros de furtos para obtenção de indenizações e reintrodução de automóveis adulterados no mercado.
O esquema envolvia proprietário de loja de veículos e policial civil que recebia propina para forjar boletins de ocorrências de roubos de carros que seriam depois comunicados a seguradoras. Um dos investigados recebeu da seguradora R$ 118 mil a partir de uma falsa ocorrência de roubo.
As apurações tiveram início após a apreensão em junho de 2023, no município de Santa Tereza (ES), de um veículo com sinais de adulteração. Na ocasião, foi identificada a comercialização de diversos carros adulterados, entre eles picapes de luxo.