Entre riqueza e conhecimento, escolhi o caminho do saber

*Por Artur Paiva

Foto: Reprodução / Facebook

Alguns fatos marcam e mudam completamente a nossa vida. Na minha adolescência, ouvia várias pessoas comentando que muitos dos ricos de Senhor do Bonfim, eram analfabetos. Numa conversa com um idoso aposentado, nosso vizinho, que tentava me aconselhar para que eu priorizasse a escola, os estudos, tive a petulância de dizer: fulano de tal (lembro muito bem do nome, mas não vou citar) é o homem mais rico da cidade e não sabe fazer um ‘ó’ com copo.

Sem demonstrar nenhuma surpresa, nem rejeição ao que ouviu, mas com a paciência de um monge, habilidade e uma sutil firmeza, foi dando uma aula justificando a necessidade e as enormes diferenças entre as vantagens de não ter tantos bens, mas ter um diploma, em relação ao rico analfabeto. Os bens materiais, tanto você pode perder, quanto podem lhe tirar, como fugir das suas mãos. O conhecimento é seu, ninguém lhe toma, você não perde, ninguém lhe tira, você sobrevive dele, você se sente e é valorizado.

Estava cursando a 4ª série ginasial e após esta aula, mudei completamente. Habitualmente, ficava em segunda época, tanto que na reunião com todas as séries de avaliação do final de ano, no auditório do Ginásio Professora Isabel de Queiroz, a diretora (Professora Mariazinha Conceição) exclamou “o nível de aprovação deste ano foi muito bom, até Artur passou direto”. Risos geral.

Daí em diante, fui pra Salvador, com uma importante ajuda e estímulo da Professora Carmelita Paiva, segui estudando até o superior e continuo estudando até hoje. Aquele idoso, era o Professor Júlio César Salgado, ícone da educação regional. Toda sua vida foi dedicada a educação, que durante alguns anos foi homenageado com seu nome numa escola aqui de Bonfim.

Numa aula de poucos minutos, fora da sala, mudou totalmente, para imensamente melhor, o rumo da minha vida. Infelizmente ele não estava aqui entre nós, quando tive outro grande presente, conquistar a também Professora, sua filha Teresinha Salgado.

Por tudo isso, tenho imenso respeito, admiração e gratidão por todos que se dedicam a cada dia, à dignificante missão de transformar a vida das pessoas.

PARABÉNS PROFESSORES! Vocês mudam o mundo.

Veja também